Quem era Bartimeu, o Cego de Jericó?

Bartimeu foi o homem que teve a visão restaurada por Jesus na sua passagem em Jericó. Esta maravilha também ficou conhecida como a cura do cego de Jericó.

O relato da cura do cego Bartimeu está presente nos três Evangelhos sinóticos: Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52 e Lucas 18:35-43.

Por ser uma passagem muito popular, temos a curiosidade de saber mais sobre este homem que chamou a atenção de Jesus.

Quem era Bartimeu?

Apesar de estar presente nos três Evangelhos, a Bíblia revela poucos detalhes a respeito de Bartimeu. Por exemplo, seu nome é revelado apenas no Evangelho de Marcos 10:46, característica rara na Bíblia.

No mesmo livro, seu nome tratado como "Bartimeu, filho de Timeu". Alguns estudiosos associam o nome "Timeu" a obra de Platão que abordava sobre a visão - o cientificismo - como a base do conhecimento, mas a tese não pode ser confirmada biblicamente.

Bartimeu estava na saída da cidade de Jericó sentido Jerusalém pedindo esmolas (Marcos 10:46). A Bíblia não dá mais detalhes sobre a sua condição financeira passada. Da mesma forma, a Bíblia não revela se Bartimeu era cego de nascença ou se tornou cego.

Jesus cura Bartimeu, o Cego de Jericó

Jesus estava sendo acompanhado por uma grande multidão ao sair da cidade de Jericó sentido Jerusalém. Bartimeu estava a beira do caminho, perguntou o que ocorria e soube que Jesus estava passando pelo caminho (Lucas 18:36-37).

Jesus já havia realizado outros milagres em que envolviam a visão, como na cura do cego de nascença (João 9:1-12) e a cura do cego de Betsaida (Marcos 8:22-26).

Ao saber que Cristo passava por ali, Bartimeu não hesitou em clamar em alta voz por Jesus, mesmo sendo repreendido pela multidão (Lucas 18:38-39). Clamando ainda mais alto "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!", Jesus o chamou e prontamente se levantou (Marcos 10:49-50).

Jesus perguntou a ele o que queria, Bartimeu disse que queria ver. Jesus mandou seguir caminho e disse que a sua fé tinha o curado, imediatamente Bartimeu recuperou a visão (Marcos 10:51-52).

O que podemos aprender com a cura de Bartimeu?

Podemos tirar muito ensinamentos neste pequeno trecho. Bartimeu foi um homem de fé e não desistiu de clamar a Deus em mio as dificuldades. Pelo contrário, quando as represálias aumentaram, Bartimeu clamou ainda mais alto. Ele clamava, mas sabia por quem clamava: Jesus.

Outro fator importante é que Bartimeu já reconhecia Jesus como o Messias. Quando ele chama Jesus de Filho de Davi (Marcos 10:47-48), Bartimeu reconhecia que Jesus era o Salvador. Todos sabiam que o Messias viria da genealogia do rei Davi (2 Samuel 7:12-13,Isaías 11:1-4), mas nem todos reconheciam - e reconhecem - Jesus como o Messias enviado.

Mais um exemplo de fé de Bartimeu foi a sua prontidão, ele estava atento. Mesmo sem ver, Bartimeu procurou saber o que estava ocorrendo, nos primeiros sinais de que Jesus se aproximava não exitou em clamar.

Quando Jesus o chamou, Bartimeu em um salto se levantou. Deixou o seu manto de lado - a única coisa que tinha em mãos - para então ir ao encontro de Jesus (Marcos 10:49-50). Bartimeu sabia o que queria e não exitou em responder à pergunta de Jesus. Ele cria que Jesus seria capaz de realizar um milagre em sua vida e foi isso que ele pediu.

A determinação de Bartimeu é um grande testemunho de fé. Clame ao Senhor, busque com força e fé. Não de ouvido as vozes contrárias, Cristo ouvirá a sua voz e assim como Bartimeu realizará um grande milagre me sua vida!