Quem eram Marta e Maria?

Marta e Maria eram duas irmãs que eram amigas de Jesus. Elas tinham um irmão chamado Lázaro e os três hospedaram Jesus em sua casa algumas vezes. Jesus amava essa família.

Marta e Maria moravam juntas em Betânia, um povoado perto de Jerusalém. Quando Jesus ia para Jerusalém, ele às vezes passava por Betânia e visitava as irmãs e Lázaro. Elas eram mais que seguidoras de Jesus; eram suas amigas (João 11:5).

Jesus na casa de Marta e Maria

Certo dia, Marta e Maria receberam Jesus em sua casa. Enquanto Marta tratava de todo o cuidado dos hóspedes, Maria ficou sentada aos pés de Jesus, ouvindo seu ensino. Marta ficou irritada com Maria e fez queixa. Ela queria a ajuda da irmã com o trabalho (Lucas 10:39-40).

Mas Jesus não fez Maria ajudar sua irmã. Ele explicou a Marta que não era necessário ficar preocupado com tantas coisas. Maria tinha escolhido bem ao dar prioridade a Jesus (Lucas 10:41-42). Era muito mais importante ouvir o ensino de Jesus que tomar conta das coisas da casa!

Jesus ressuscita Lázaro

Em outra ocasião, perto do fim de seu ministério, Jesus recebeu a notícia que Lázaro, o irmão de Marta e Maria estava muito doente. Elas chamaram Jesus para curar seu irmão mas ele não foi (João 11:3-4). Somente alguns dias depois, quando Lázaro estava morto, Jesus foi para Betânia.

Quando ouviu que Jesus estava chegando, Marta correu ao seu encontro e lhe disse que ele poderia ter impedido seu irmão de morrer. Na sua conversa com Jesus, Marta declarou sua fé que ele era o Filho de Deus e Jesus lhe explicou sobre a ressurreição e a vida eterna (João 11:24-27).

Depois, Marta foi chamar Maria, que foi ter com Jesus e também lhe disse que ele poderia ter impedido a morte de Lázaro (João 11:32-33). Ela levou Jesus ao túmulo e Jesus ficou comovido e chorou. Então ele orou e mandou Lázaro sair do túmulo. E Lázaro ressuscitou!

Veja aqui a história completa de Lázaro.

Maria unge Jesus

No dia antes de sua entrada triunfal em Jerusalém, na última semana de sua vida, Jesus foi jantar com Marta, Maria e Lázaro. Enquanto Marta servia à mesa, Maria pegou em um jarro de perfume muito caro e o derramou sobre os pés de Jesus. Depois ela enxugou os pés dele com seu cabelo (João 12:2-3).

Judas ficou escandalizado com o desperdício de algo tão caro mas Jesus defendeu Maria. Ela estava simbolicamente preparando Jesus para seu sepultamento (João 12:7-8). Era costume ungir os mortos com perfume na hora de serem sepultados. Esse era um ato de devoção por parte de Maria.

O que podemos aprender com Marta e Maria?

A Bíblia não nos conta muito sobre Marta e Maria mas nos mostra que elas eram boas amigas para Jesus. Sua casa estava sempre aberta para ele e seus discípulos. Elas gostavam muito de sua companhia.

Mas Jesus não estava preocupado com o que elas tinham para oferecer. Ele queria lhes dar a oportunidade de aprender com ele. Maria escolheu bem porque ela entendeu que as outras coisas podiam esperar. Nada é mais importante que estar na presença de Jesus.

Mesmo quando seu irmão morreu, Marta e Maria não abandonaram sua fé. Elas continuaram a crer em Jesus, apesar de não verem nenhuma solução. Elas obedeceram a Jesus e, por isso, receberam seu irmão de volta.