Quem foi Lázaro?

Lázaro foi o amigo de Jesus que foi ressuscitado. Ele era irmão de Marta e Maria, que por vezes hospedavam Jesus em sua casa. A ressurreição de Lázaro foi um grande testemunho do poder de Jesus.

A Bíblia fala pouco sobre a vida de Lázaro. Ele morava em uma aldeia chamada Betânia, que ficava perto de Jerusalém, e tinha duas irmãs: Marta e Maria. Lázaro e suas irmãs parecem ter sido bons amigos de Jesus. Ele visitou sua casa algumas vezes durante seu ministério.

A ressurreição de Lázaro

Lázaro ficou conhecido por causa da vez quando Jesus o ressuscitou. Jesus estava chegando ao fim de seu ministério quando, um dia, ele recebeu a notícia que Lázaro estava muito doente. Jesus amava seu amigo Lázaro e suas irmãs, mas quando ele ouviu a notícia ele decidiu esperar alguns dias (João 11:4-6).

Então, Jesus chamou seus discípulos e lhes disse que Lázaro tinha adormecido e precisava ser acordado. Os discípulos não entenderam, por isso Jesus explicou mais claramente: Lázaro estava morto (João 11:11-13).

Do lugar onde Jesus estava até Betânia, a viagem deve ter durado alguns dias porque, quando chegaram, Lázaro já estava morto e sepultado há quatro dias! Marta e Maria ainda estavam fazendo luto por Lázaro, chorando e recebendo visitas de consolação dos amigos.

Marta foi ter com Jesus e lhe disse que Lázaro não teria morrido se ele tivesse chegado mais cedo. Jesus disse a Marta que ele tinha poder para ressuscitar Lázaro mas Marta pensou que ele estava falando apenas sobre a ressurreição no fim dos tempos (João 11:24-26).

Veja também: o que significa "eu sou a ressurreição e a vida"?

Jesus chamou por Maria, que lhe disse o mesmo que Marta. Vendo a tristeza de todas as pessoas à sua volta, Jesus chorou, comovido (João 11:33-36). Ele foi para o sepulcro e mandou tirar a pedra que tapava a porta.

Marta replicou que o corpo já cheirava mal mas Jesus insistiu. Por isso, a pedra foi retirada. Jesus orou a Deus, depois chamou Lázaro e o mandou sair do túmulo (João 11:43-44). E Lázaro obedeceu!

As consequências da ressurreição de Lázaro

Todos que viram Lázaro sair vivo do túmulo ficaram maravilhados. Por causa desse milagre, muita gente creu em Jesus! Mas algumas pessoas não ficaram felizes – os líderes religiosos do povo.

A ressurreição de Lázaro levou os líderes religiosos a procurar urgentemente uma forma de matar Jesus, para não perderem seu poder (João 11:47-49). Por causa disso, Jesus teve de se retirar da vida pública por algum tempo. Pouco tempo depois, Jesus foi crucificado.

O milagre também gerou perseguição contra Lázaro, porque ele se tinha tornado uma celebridade, o homem que tinha sido ressuscitado. Os inimigos de Jesus queriam eliminar a evidência do milagre. A vida restaurada de Lázaro tinha se tornado um forte testemunho e muitos creram em Jesus por causa dele (João 12:9-11).

Quando Jesus foi visitar Lázaro novamente, um pouco antes de sua entrada triunfal em Jerusalém, uma grande multidão se reuniu para ver Jesus e Lázaro. Todos queiram ver o grande milagre!

Não se sabe o que aconteceu a Lázaro depois disso. Mas seu testemunho levou muitas pessoas para Jesus.