Jesus tinha amigos? Quem eram os amigos de Jesus?

Jesus tinha vários amigos, de níveis de intimidade diferentes, durante seu ministério. Seus discípulos eram mais do que alunos ou servos, eram seus amigos. Hoje, todos que crêem em Jesus como seu salvador são amigos de Jesus.

A relação de Jesus com seus discípulos era especial. Ele não os via apenas como seguidores, nem como funcionários cuja única função era pregar o evangelho e obter resultados. Jesus valorizava a amizade que tinha com seus discípulos (João 15:15).

12 apóstolos, 12 amigos

Os 12 apóstolos foram escolhidos pessoalmente por Jesus para o acompanharem de perto. Eles seriam os futuros líderes da igreja mas, antes disso, eles viveram muito próximo de Jesus. Além de aprenderem de Jesus, os apóstolos teriam formado uma intimidade especial com ele. Eles seguiam Jesus por onde ele andava, comiam com ele e observavam tudo que ele fazia.

De entre os 12 apóstolos, Jesus tinha três amigos mais próximos: Pedro, Tiago e João. Em algumas ocasiões Jesus levou apenas esses três consigo (Mateus 17:1-2). Ele tinha uma intimidade especial com eles e confiava na discrição deles.

Veja também: qual é o valor da amizade?

Outros amigos de Jesus

Além dos 12 apóstolos, Jesus tinha outros discípulos que poderiam ser considerados seus amigos. Ele ficava na casa de alguns dos discípulos e comia com eles. Naquele tempo, comer juntos era um sinal de amizade.

Jesus tinha uma amizade especial com uma família em particular: a família de Lázaro. A Bíblia diz que Jesus amava Lázaro e chorou quando ele morreu. Lázaro tinha duas irmãs que moravam juntas, chamadas Marta e Maria. Os três eram bons amigos de Jesus e o hospedavam regularmente. Ele ficou na casa deles durante sua última semana antes de morrer (João 12:1-2).

Durante seu ministério, Jesus não teve uma relação fácil com seus parentes, porque não acreditavam nele. Mas parece que ele tinha afeição por seu parente João Batista. Jesus elogiava João Batista e tentou tirar um tempo para ficar sozinho quando ele morreu.

Durante seu tempo na terra, Jesus não se manteve afastado. Ele formou amizades verdadeiras e investiu em seus amigos.

Descubra aqui: o que é ser amigo? Como ser um bom amigo?

Quem são os amigos de Jesus hoje?

Todos que crêem em Jesus e o obedecem são seus amigos (João 15:13-14). Jesus disse que ele iria dar sua vida pelos seus amigos. Isso significa que ele tem amizade com cada pessoa salva!

É um enorme privilégio ser amigo de Jesus. Ele é o melhor amigo que podemos ter. Jesus é nosso companheiro de todas as horas, sempre presente quando precisamos. E nós podemos mostrar nossa amizade por Jesus obedecendo aos seus mandamentos e amando uns aos outros.