Qual é o valor da amizade?

A Bíblia ensina que a amizade é um bem precioso, que devemos valorizar. Amigos não só fazem companhia, mas também ajudam, aconselham, fortalecem e consolam uns aos outros. A amizade é uma expressão do amor de Deus.

Nós não fomos criados para viver sozinhos. Precisamos uns dos outros e a amizade é uma das uniões mais fortes que existe entre pessoas. O amor de uma amizade verdadeira transforma os amigos em irmãos.

A importância da amizade na Bíblia

Jesus é nosso amigo. Ele nos ama tanto que morreu por nós! Esse é o maior exemplo de amizade na Bíblia (João 15:12-13). Quando cremos em Jesus e o seguimos, somos contados entre seus amigos, com todas as bênçãos que a amizade traz.

A Bíblia mostra que a amizade tem muito valor. Na amizade, cada um se preocupa com o outro e ambos são beneficiados. Uma boa amizade oferece:

  • União - amigos próximos se tornam irmãos, partilhando experiências, alegrias e tristezas - Salmos 133:1
  • Segurança - amigos protegem e defendem um ao outro nas horas de dificuldade - Eclesiastes 4:10-12
  • Alívio - quando estamos a sofrer ou a passar dificuldade, os amigos consolam e dão ajuda - Provérbios 17:17
  • Força - amigos dão encorajamento e motivam a continuar a lutar - Provérbios 27:17
  • Sabedoria - entre amigos podemos pedir conselhos e ver outras perspetivas, que nos ajudam a crescer - Provérbios 27:9
  • Correção - um bom amigo sabe quando dizer a verdade e repreender, para o bem do outro - Provérbios 27:5-6

A Bíblia não finge que existem amizades perfeitas. Todos cometemos erros mas o amor que existe na amizade supera os problemas e ajuda a perdoar. Ter amigos é muito melhor que viver sozinho e isolado de todo o mundo.

Veja também: o que é amizade verdadeira segundo a Bíblia?

Amizades valiosas na Bíblia

A Bíblia nos dá exemplos de amizades de grande valor. Essas pessoas tinham seus defeitos mas sua amizade fez uma grande diferença na vida de cada um. Algumas dessas amizades foram entre:

Rute e Noemi

Quando o marido de Rute morreu, ela não tinha obrigação nenhuma de ficar com sua sogra Noemi. Mas as duas mulheres tinham uma amizade especial e Rute não abandonou Noemi na hora de sua necessidade. Rute voltou com ela para Belém e trabalhou para sustentar as duas. Noemi, por sua vez, ajudou Rute a casar e a garantir seu futuro.

Veja aqui a história de Rute.

Davi e Jônatas

Jônatas era o filho e herdeiro do rei Saul. Davi era um bom guerreiro, que tinha sido ungido como o próximo rei de Israel. Onde deveria existir ódio e rivalidade surgiu uma bela amizade! Jônatas protegeu Davi, defendendo-o como o futuro rei, e Davi cuidou do filho de Jônatas quando ele morreu em batalha.

Paulo e Timóteo

Paulo era solteiro mas considerava Timóteo seu filho. Em Timóteo ele encontrou uma família! Paulo ensinou Timóteo a ser um grande líder e o aconselhava sobre como cuidar da igreja. Timóteo também ajudava Paulo, lhe dando companhia e ficando do seu lado nos momentos mais difíceis.

Jesus também tinha uma amizade especial com seus discípulos. Ele partilhava sua vida com eles. Os discípulos tinham um acesso especial a Jesus e seus ensinamentos, que mais ninguém tinha, porque eram seus amigos. E nós também podemos ter essa amizade com Jesus!