O que é o cordão de 3 dobras?

O cordão de 3 dobras é, basicamente, relacionamento! Evidencia a importância do ser humano não viver sozinho. Por que, então, a Bíblia fala de três dobras? Porque a revelação bíblica para um relacionamento traz um modelo divino em que deve sempre haver a participação da terceira parte. E essa terceira parte é a presença e a participação de Deus. (Eclesiastes 4:9-12)

O cordão de 3 dobras é feito de um material super resistente. Não é feito de linha. É um cordão feito com fios resistentes até mesmo à prova do tempo. Neste cordão, o poder de Deus está presente.

O cordão de 3 dobras no casamento

Muitos casais estão destruindo seus relacionamentos, por vários motivos, como falta de perdão, falta de diálogo, de respeito, gentileza e isto tudo irá levar, inevitavelmente, ao divórcio.

O terceiro elo do cordão é colocar Deus no relacionamento, é permitir Deus fazer parte da nossa história, convidá-lo a ser parte da nossa vida conjugal, familiar, em todo tempo e em todos os aspetos. Um lar onde Jesus reina não é destruído, não existe divórcio. Jesus é o elo maior, é a dobra maior que segura os relacionamentos, inclusive os mais difíceis e complicados. Nada é impossível para Deus! Pense na sua relação como um triângulo, onde você e seu cônjuge são a parte inferior e juntos são fortalecidos pela parte superior, representado por Deus. Então, quanto mais buscarem a Deus, mais estarão próximos um do outro. (Marcos 10:8)

Uma relação firmada em Deus é uma relação madura, estável, alegre, onde ambos se respeitam mutuamente e se amam verdadeiramente. Não há casais perfeitos, no entanto, há os que decidem que o seu compromisso com o outro sempre será maior do que suas diferenças e defeitos e sempre permitindo Deus fazer parte de suas vidas. Um casamento ideal não é um contrato entre 2 pessoas, mas uma aliança entre 3. Como diz o versículo 12: “Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.

Descubra aqui mais sobre casamento: O que a Bíblia diz sobre casamento

O cordão de 3 dobras na amizade

Existem pessoas que estão cercadas por outras pessoas, mas no fundo, são solitárias. O que mais fortalece a amizade é quando Deus está junto, formando assim um cordão de 3 dobras (você, seu amigo e Deus) que não se rompe com facilidade. Leia a recomendação do autor de Eclesiastes: Eclesiastes 4:9-12

Faça amizades, pois a amizade sábia ajuda na edificação do outro. O amigo sábio nos ajuda nos momentos de fraqueza, portanto, devemos escolher bem com quem compartilhamos nosso caminho.

A Bíblia diz em Provérbios 13:20: “Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” O conselho de Salomão é: “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17:17). As pessoas podem ser muito mais dinâmicas, muito mais equilibradas e muito mais sábias quando cultivam e desenvolvem amizades saudáveis. O livro de Provérbios é um exemplo clássico! Foca na importância de cultivar amizades com base nas razões corretas. (Provérbios 19:4-6)

Veja mais aqui: Quem escreveu Provérbios?

Alguns exemplos de amizade na Bíblia:

  • Gênesis 14:14-16 – Abrão e Ló
  • Rute 1:16-17 – Ruth e Noemi
  • 1 Samuel 15:35 – Samuel e Saul
  • 1 Samuel 18:1-4; 2 Samuel 1:17-27 – Davi e Jônatas
  • 2 Samuel 22:23 – Davi e Abiatar
  • 2 Samuel 10:2 – Davi e Naás
  • 1 Reis 5:1 – Davi e Hirão
  • 2 Samuel 15:32-37 – Davi e Husai
  • 2 Samuel 15:19-21 – Davi e Itai
  • Daniel 2:49 – Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego
  • Lucas 10:38-42; João 11:1-46 – Maria, Marta, Lázaro e Jesus
  • Mateus 27:55-61; Lucas 24:10; João 20:11-18 – Marias, José de Arimatéia e Jesus
  • Atos dos Apóstolos 1:1 – Lucas e Teófilo

Deus é relacional, portanto, deseja que nós nos relacionemos com Ele e convidemos Ele a fazer parte do nosso casamento, das nossas amizades. Lembre-se sempre que Jesus é o elo maior, é a dobra maior que molda os relacionamentos, inclusive os mais difíceis e supostamente impossíveis.