O que a Bíblia diz sobre a amizade?

Na Bíblia é possível ver que a amizade é muito importante e somos encorajados a fazer amigos e a cuidar deles (Provérbios 27:10). A amizade une pessoas e pode criar laços muito fortes.

Deus criou o homem como um ser social, para ter um relacionamento saudável com outros indivíduos. Por isso, Ele coloca pessoas especiais no nosso caminho, amigos que melhoram a nossa vida e lutam do nosso lado quando é preciso (Provérbios 17:17). A amizade é uma forma de expressar amor.

O propósito de Deus para a amizade é que o ser humano seja mais feliz, tendo ajuda nos momentos mais difíceis da vida (Eclesiastes  4:9-10) e sendo uma bênção na vida de outras pessoas. A amizade é muito importante e deve ser valorizada. 

Quer saber como é uma amizade verdadeira? Veja aqui: o que é amizade verdadeira segundo a Bíblia?

Na Bíblia, um dos casos mais conhecidos de amizade genuína é entre Davi e Jônatas, como é possível ver em 1 Samuel 18:1-4. Sua amizade era tão forte que Jônatas arriscou a ira do pai para salvar a vida de Davi e Davi cuidou do filho de Jônatas, Melfibosete, quando Jônatas morreu. Um relacionamento de amizade requer lealdade e fidelidade, e por isso Deus reprova qualquer tipo de traição no contexto da amizade.

Veja também: o que Deus diz sobre a união.

Jesus menciona em João 15:13-15 algumas características de um amigo, indicando que os amigos sabem o que cada um faz, o que significa que a amizade implica cumplicidade. Jesus é o exemplo perfeito de amizade revelado na Bíblia, porque deu a Sua vida para reconciliar com Deus todos aqueles que acreditam no Seu sacrifício. Todos que aceitam Jesus como seu salvador se tornam amigos de Deus.