O que Deus diz sobre a união?

Deus fica feliz quando os crentes vivem em união (Salmos 133:1). A força de um grupo depende da sua união. Deus também quer que as pessoas vivam em união com Ele.

A união é essencial para os seguidores de Cristo. Primeiro, a união de cada pessoa com Deus, através de Jesus (João 17:23). Essa união foi quebrada quando pecamos mas é restaurada quando aceitamos o sacrifício de Jesus. A Bíblia também fala da união da família – marido e mulher, pais e filhos, irmãos. Essa é uma união íntima e muito especial entre as pessoas da família e traz segurança e estabilidade no ambiente familiar. A união também é uma coisa de amigos, que se protegem e ajudam (Eclesiastes 4:5-12).

Veja aqui: o que Deus fala sobre o amor entre um casal?

Ainda outro tipo de união na Bíblia é entre os seguidores de Jesus. O que une os crentes não são laços de sangue ou interesses em comum mas o amor incondicional de Cristo. A Igreja de Cristo é descrita em 1 Coríntios 12:12-30 como um corpo, que tem de estar completamente unido para funcionar bem. Os membros são muito diferentes mas cada um tem um papel muito importante para a comunidade toda. Quando a Igreja está unida, mostra a glória de Jesus (João 17:22).

Leia também: o que a Bíblia diz sobre a amizade.

Deus só não aprova quando as pessoas se unem para fazer o mal. Aí Ele frustra os seus planos e promove a desunião (Salmos 2:1-6).

Quando a união se perde, os relacionamentos ficam estragados e se gera muita confusão. As pessoas que não estão unidas perdem a confiança umas nas outras e estão mais fracas e vulneráveis a ataques.

Quais são os benefícios da união?

  • Segurança e proteção – Eclesiastes 4:12.
  • Ajuda entre irmãos quando têm necessidades – Romanos 12:13.
  • Coragem e motivação para continuar – Efésios 4:29.
  • Ensino e aprendizagem – Gálatas 6:6.
  • Compreensão e paz entre pessoas – Romanos 12:15-16.
  • Capacidade para fazer muito mais juntos do que cada um sozinho – Efésios 4:16.

Para se gerar união, é preciso conviver com os irmãos da igreja. Isso às vezes é difícil mas com o tempo vão se conhecendo melhor e a amizade levará à união. Isso implica ser honesto e compreensivo no convívio com os outros e, acima de tudo, o estudo e o amor à palavra de Deus.