Quem foi Débora na Bíblia?

Débora foi uma juíza e profetisa de Israel, que liderou o povo na guerra contra o rei de Canaã. Ela convocou o povo para a batalha e profetizou sua vitória sobre um exército muito grande.

No tempo de Débora não havia rei sobre Israel. O povo era liderado por juízes – pessoas influentes, usadas por Deus, que se tornavam líderes políticos, espirituais e militares. Quando Deus levantou Débora, os israelitas tinham se desviado de Deus e estavam sendo oprimidos por Jabim, rei de Canaã (Juízes 4:1-2).

Débora era profetisa e uma mulher sábia. Ela se sentava debaixo de uma tamareira e o povo vinha até ela para resolver suas questões (Juízes 4:4-5).

Veja aqui: 3 lições sobre liderança que aprendemos com Débora.

A batalha de Débora

Um dia Débora chamou um guerreiro chamado Baraque e lhe disse que Deus lhe iria dar vitória sobre o exército de Jabim. Baraque insistiu que Débora fosse com ela para a batalha e ela aceitou mas avisou que seria uma mulher que iria matar o chefe do exército inimigo. Juntaram dez mil homens de Israel e foram para a batalha (Juízes 4:6-7).

O exército de Jabim era mais poderoso e tinha muitos carros de guerra, que era uma grande vantagem. Mas Débora abençoou Baraque e Deus derrotou esse grande exército. Os israelitas mataram todos os soldados inimigos (Juízes 4:14-15).

O comandante do exército de Jabim, chamado Sísera, fugiu da batalha e pediu abrigo a uma mulher chamada Jael. Mas enquanto ele dormia na sua tenda, Jael lhe encravou uma estaca na testa com um martelo. Quando Baraque chegou, Jael lhe mostrou seu inimigo, morto! - Juízes 4:21-22

O rei Jabim nunca mais recuperou dessa derrota e acabou sendo destruído. Depois da grande vitória, Débora e Baraque cantaram, agradecendo a Deus e lembrando os momentos mais importantes da batalha. Depois houve paz durante quarenta anos.

O que a vida de Débora nos ensina?

A vida de Débora nos ensina que Deus vê mais do que as aparências. No tempo de Débora, não era normal uma mulher ser líder. Mas Deus não rejeitou Débora por ser mulher. Ele a tornou no líder político e espiritual do país inteiro! Não importa quem você é, Deus pode usar você para fazer grandes coisas (1 Coríntios 1:27-29).

Veja também: o que Deus diz sobre as mulheres?

Normalmente, quem tinha o poder militar era quem mandava. Mas Baraque obedeceu a Débora, porque reconhecia que ela era mensageira de Deus. Débora tinha autoridade dada por Deus. Débora seguia a Deus e, por causa disso, Deus a usou para inspirar o povo para alcançar vitória.

Débora também era casada (Juízes 4:4). Isso nos prova que ter uma família e trabalhar ativamente para Deus não são duas coisas incompatíveis. Tanto homens como mulheres são chamados por Deus para formar família e contribuir para o ministério público.