3 lições sobre liderança que aprendemos com Débora

Débora foi um grande exemplo de liderança na Bíblia! Ela inspirou o povo a lutar e vencer seus inimigos e ajudou a trazer 40 anos de paz sobre Israel. Os israelitas respeitavam Débora como líder (Juízes 4:4-5).

A vida de Débora nos ensina três coisas muito importantes sobre boa liderança:

1. A verdadeira autoridade vem de Deus

A Bíblia não diz que Débora era rica, nem de família influente. Ela não se tornou líder pela força nem pelo estatuto. Ela se tornou líder porque era sábia e ouvia a voz de Deus. Débora recebeu sua autoridade de Deus.

A verdadeira liderança não vem da força física nem da intimidação. O bom líder recebe sabedoria de Deus para liderar. O líder procura conhecer e obedecer à vontade de Deus e motiva outras pessoas a fazerem o mesmo. Débora inspirou os israelitas a se voltarem para Deus (Juízes 5:7-9). Por causa de Débora, os israelitas obedeceram às ordens de Deus e tiveram uma grande vitória!

Veja aqui a história de Débora na Bíblia.

2. Um líder sabe delegar

Débora conhecia suas limitações e não tentou fazer tudo sozinha. Ela não era guerreira, por isso Deus lhe mandou chamar Baraque para liderar a guerra contra o exército de Jabim. Débora não se sentiu ameaçada por Baraque. Pelo contrário, ela o motivou a fazer seu melhor (Juízes 4:14).

Um bom líder não tenta ser o melhor em tudo, impedindo outros de exercer seus dons. A verdadeira liderança é reconhecer os talentos de cada um na equipa e motivar a fazer um bom trabalho, delegando responsabilidades de maneira sábia. O líder não se sente ameaçado pelos talentos dos outros porque sabe que liderar não “mandar”, não é uma questão de poder. Liderar é servir.

Veja também: o que a Bíblia ensina sobre liderança?

3. É preciso liderar por exemplo

Quando Baraque ouviu que devia sair para a guerra, ele exigiu que Débora fosse com ele (Juízes 4:8-10). A Bíblia não diz que Débora era guerreira. Ela não precisava ir para matar gente. Ela precisava ir para inspirar confiança nos israelitas. Se Débora não tivesse coragem para lutar contra os inimigos, os israelitas também não teriam coragem.

Liderar não é apenas dar ordens. É preciso dar o exemplo. Débora não se limitou a dizer que Deus iria ajudar os israelitas a vencer. Ela mostrou com suas ações que acreditava, arriscando sua vida. Ninguém gosta de seguir um hipócrita. O bom líder vive aquilo que prega.