Quem foi Gamaliel?

Gamaliel foi o professor do apóstolo Paulo, antes de sua conversão ao Cristianismo. Gamaliel era um rabino judeu muito conhecido e influente no seu tempo. Ele nunca se converteu a Jesus.

Gamaliel era um membro do Sinédrio, a assembleia religiosa dos judeus que governava e julgava casos de acordo com a Lei de Moisés. Ele era um fariseu e mestre da lei muito conhecido, que tinha o respeito do povo.

Veja aqui: o que significa Sinédrio?

Seu avô Hilel tinha criado uma escola para formar mestres da lei judaica, segundo os princípios dos fariseus. Continuando o trabalho de seu avô, Gamaliel também foi professor e influenciou a forma como muitos judeus interpretavam as Escrituras.

Quando a Igreja ainda estava no seu início, os líderes dos judeus prenderam os apóstolos e os ordenaram a não pregar mais sobre Jesus. Quando os apóstolos declararam que iam continuar a pregar, os membros do Sinédrio quiseram matá-los. Mas Gamaliel defendeu os apóstolos (Atos dos Apóstolos 5:33-34).

Em seu discurso ao Sinédrio, Gamaliel recordou de outras seitas e grupos de rebeldes que tinham aparecido antes de Jesus. Quando seus líderes foram mortos, esses grupos se dispersaram e desapareceram. Jesus já não estava na terra. Por isso, se o Cristianismo não fosse de Deus iria desaparecer em breve. Mas se viesse de Deus, o Sinédrio estaria lutando contra Deus se matasse os apóstolos (Atos dos Apóstolos 5:38-39). Por causa desse discurso de Gamaliel, os apóstolos foram libertados e continuaram sua missão de pregar o evangelho.

Gamaliel, professor de Paulo

Antes de seu encontro com Jesus, Paulo era um judeu fariseu muito zeloso. Ele nasceu em Tarso mas foi estudar em Jerusalém. Lá, seu professor foi Gamaliel. Paulo recebeu instrução rigorosa de Gamaliel e, graças a seu ensino, aprendeu muito sobre as Escrituras (Atos dos Apóstolos 22:2-3).

Veja também: quem eram os fariseus e saduceus?

Ao contrário de Gamaliel, que era tolerante com os cristãos, Paulo tentou destruir os seguidores de Jesus. Mas quando teve uma visão de Jesus Paulo mudou de vida. Gamaliel provavelmente ouviu muito sobre o Cristianismo e seu antigo aluno Paulo mas ele nunca se converteu.