Quem eram os Fariseus na Bíblia

Os fariseus eram um grupo de líderes religiosos do povo judeu na época de Jesus, preocupados em interpretar a Lei em todas as áreas da vida humana. Desenvolveram sua própria tradição de pensamento e interpretação das Escrituras ao longo dos anos e foram muito importantes para a educação religiosa dos judeus.

Os fariseus (significa "separados" ou "separatistas") zelavam cuidadosamente pelas Escrituras e sua interpretação, assim fruto disso foram suas tradições orais, ensinamentos passados por gerações de Fariseus que ensinavam como aplicar cada mandamento na vida comum. Os fariseus acreditavam que para agradar a Deus cada pessoa tinha de obedecer fielmente a todas as regras das Escrituras e da tradição.

Os fariseus eram bem vistos pelo povo judeu por seu zelo em obedecer a Deus e não comprometiam seus valores para agradar outros. Através dos fariseus a sinagoga foi criada, como forma da comunidade judaica se reunir ao redor das Escrituras e louvarem ao Senhor. O modelo da sinagoga foi seguido pelos cristãos.

Eles acreditavam em tópicos muito similares aos cristãos, como: uma alma imortal para cada pessoa, a ressurreição do corpo, que Deus recompensa e castiga no juízo final, em anjos e demônios e uma forma de predestinação. Além disso, eram contrários ao domínio romano sobre os judeus e sua presença na região, porém não eram adeptos ao uso de força militar e escolhiam confiar que Deus traria libertação.

O que os fariseus faziam de errado

Muitos ensinos de Jesus estavam mais próximos aos ensinos dos fariseus do que de outros grupos judeus, porém Jesus criticava fortemente sua hipocrisia. Eles faziam muitas coisas só para manter as aparências, pois eram líderes do povo e precisavam emitir uma aparência elevada e respeitável. Eles eram hipócritas porque exigiam do povo atitudes que eles mesmos não cumpriam.

Por serem líderes religiosos do povo e mediadores da Palavra de Deus, Jesus demonstrou que eles estavam em um lugar de serviço, mas condenou o desprezo e falta de compaixão por todos que não conseguiam seguir seu alto padrão de vida.

O terceiro problema era que eles davam mais atenção à tradição oral do que a Palavra de Deus. Passagens como Marcos 7:5 mostram que a tradição deles, por vezes, conflitava com as Escrituras.

Por fim, muitos caíram no legalismo: obedecer a todas as regras se tornou mais importante que um coração sincero e arrependido, ao ponto de Jesus declarar "quero misericórdia, não sacrifício" para demonstrar que seus corações estavam no lugar errado.

O que aprendemos com os fariseus

Podemos aprender com os fariseus evitando seus erros. Os fariseus exageraram nas regras, se esquecendo do que é mais importante. Os fariseus se afastaram de Deus e tinham prioridades erradas. Eles também não tinham a humildade para aceitar que podiam estar errados e quando Jesus os repreendeu, em vez de se arrependerem, os fariseus se uniram para o matar!

Veja também: