Quem era Nicodemos na Bíblia?

Nicodemos era um fariseu e uma autoridade entre o povo judeu. Ele se interessava pelo ensino de Jesus mas a Bíblia não diz se ele se converteu. Nicodemos ajudou a sepultar Jesus.

Certa noite, Nicodemos visitou Jesus para conhecer mais sobre ele. Nicodemos sabia que Jesus foi enviado por Deus, por causa dos milagres que fazia (João 3:1-2). Ele conhecia as Escrituras e reconheceu o poder de Deus na vida de Jesus.

Jesus disse a Nicodemos que ele precisava nascer de novo para entrar no Céu. Nicodemos não entendeu e lhe perguntou como um homem crescido poderia entrar de novo na barriga de sua mãe (João 3:3-4). Os judeus não acreditavam em reencarnação e a ideia de nascer de novo era muito estranha. Jesus explicou que era um nascimento espiritual. Ele também profetizou sobre sua morte, que traria salvação a todo que crê (João 3:14-15).

Noutra ocasião, quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus queriam prender Jesus, Nicodemos o defendeu. Nicodemos queria que eles ouvissem o que Jesus tinha para dizer antes de o condenar. Mas eles estavam com inveja de Jesus e acusaram Nicodemos de ser um ignorante da Galileia (João 7:50-52).

Veja também: quem eram os fariseus e saduceus?

Quando Jesus morreu, Nicodemos ajudou José de Arimatéia a sepultar o corpo. Ele levou uma grande quantidade de perfume caro para ungir o corpo de Jesus (João 19:39-40). Com esse ato, Nicodemos mostrou que tinha grande consideração por Jesus. A Bíblia não fala mais nada sobre Nicodemos e não sabemos o resto de sua história.

O que podemos aprender com Nicodemos?

  • Humildade – Nicodemos era um líder com grande conhecimento mas ele teve dificuldade em entender Jesus (João 3:9-10). Quando temos muito conhecimento, é fácil cair no erro de pensar que sabemos tudo. Precisamos ter a humildade para reconhecer que ainda temos muito para aprender
  • Ouvir Jesus – Nicodemos sabia que Jesus vinha de Deus e ele quis ouvir o que ele dizia. Nicodemos queria conhecer a verdade. Ele encontrou a verdade nas palavras de Jesus
  • Coragem – Nicodemos tentou ser corajoso quando defendeu Jesus perante os outros fariseus. Mas ele não se assumiu como seguidor de Jesus. Precisamos ter mais coragem que Nicodemos para assumir nossa fé em Jesus perante outras pessoas