Quem foi Lucas na Bíblia?

Lucas foi um médico que escreveu o evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos. Ele acompanhou Paulo em suas viagens missionárias e investigou cuidadosamente os relatos da vida de Jesus para escrever seu evangelho. A Bíblia fala pouco sobre ele.

Lucas provavelmente era um gentio convertido pelos primeiros discípulos de Jesus. Ele foi o único autor conhecido de um livro da Bíblia que não era judeu. Era um homem muito culto, com conhecimentos não só de medicina mas também de investigação histórica e escrita (Colossenses 4:14).

Descubra aqui quem eram os gentios.

Lucas acompanhou Paulo em algumas partes de suas viagens missionárias. Quando Paulo foi preso, Lucas o acompanhou na viagem até Roma para ser julgado. Ele estava com Paulo quando o navio naufragou pelo caminho e ficou do seu lado enquanto esteve preso em Roma (Atos dos Apóstolos 28:16).

Leia aqui: 3 lições importantes que Lucas nos ensina.

Os livros de Lucas

Nas suas viagens com Paulo, Lucas provavelmente teve acesso a muitas pessoas que acompanharam Jesus em seu ministério. Recolhendo depoimentos de pessoas próximas de Jesus, ele organizou toda a informação relevante para criar uma biografia completa e fiel da vida de Jesus (Lucas 1:1-4). Essa biografia ficou conhecida como o evangelho de Lucas.

Veja também: quem escreveu o livro de Hebreus?

Lucas seguiu o mesmo método para escrever Atos dos Apóstolos. Esse livro foi escrito como uma continuação do evangelho de Lucas, que foi escrito antes. Ele documentou as origens da igreja, focando principalmente no ministério de Paulo, com quem tinha mais contato (2 Timóteo 4:11). Atos não conta o resultado do julgamento de Paulo em Roma nem sobre seu martírio, portanto os dois livros provavelmente foram escritos antes desses acontecimentos.

Veja aqui mais sobre o livro de Atos dos Apóstolos.

Lucas escreveu seus livros pensando no público não judeu, que não conhecia o Antigo Testamento tão bem. Ele procurou explicar como Jesus veio para todos no mundo, mesmo para quem não era bem visto na sociedade. Lucas queria nos ajudar a entender a mensagem de amor de Jesus.