Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos?

O livro de Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, como continuação do Evangelho de Lucas. Atos dos Apóstolos foi escrito para um homem chamado Teófilo, relatando o início da igreja e da expansão do evangelho.

Lucas era um médico que acompanhou Paulo em algumas de suas viagens. Ele provavelmente era um gentio convertido, que não conheceu Jesus, mas ele conheceu pessoas que tiveram contato direto com Jesus. Lucas escreveu Atos dos Apóstolos como continuação de seu evangelho, para que Teófilo tivesse a certeza das coisas que aprendeu sobre Jesus (Lucas 1:3-4; Atos dos Apóstolos 1:1-2).

Veja aqui: quem foi Lucas na Bíblia?

Por que Lucas escreveu Atos dos Apóstolos?

Lucas queria registrar como a igreja começou. O Cristianismo estava crescendo rapidamente e havia muitas histórias diferentes circulando sobre como tudo começou (Lucas 1:1-2). Lucas investigou tudo com cuidado, recolheu os relatos de pessoas que viram o que realmente aconteceu e organizou a informação.

No seu primeiro livro, o Evangelho de Lucas, ele contou sobre a vida e o ministério de Jesus, que é o assunto principal do Cristianismo. Atos dos Apóstolos continua a história, mostrando como os discípulos de Jesus fundaram a igreja e começaram a pregar o evangelho para o mundo todo.

Em Atos dos Apóstolos, Lucas mostrou que foi Deus quem fundou a igreja. Não era apenas uma nova filosofia nem uma seita do Judaísmo. Jesus ressuscitou e mandou seus discípulos anunciar o evangelho a todos os povos. O Espírito Santo de Deus capacitou os discípulos a fazer esse trabalho e foi por isso que tinham tanto sucesso (Atos dos Apóstolos 1:7-8).

Lucas também escreveu Atos dos Apóstolos para mostrar que o evangelho é para todos, não só para os judeus (Atos dos Apóstolos 10:34-35). Pessoas muitas nacionalidades e origens se converteram e receberam o Espírito Santo nos primeiros tempos da igreja. Antes, a Bíblia focava muito no povo judeu mas agora Deus começou a cumprir sua promessa de abençoar todos os povos da terra.

Veja também: quem eram os gentios na Bíblia?

Quando Lucas escreveu Atos dos Apóstolos?

Lucas provavelmente escreveu Atos dos Apóstolos antes da destruição do templo de Jerusalém, em 70 d.C. Antes desse evento, a sede mundial da igreja ficava em Jerusalém. Quando os romanos destruíram o templo, arrasaram Jerusalém e isso afetou a dinâmica da igreja. Atos dos Apóstolos não faz nenhuma referência a esse evento importante, o que seria estranho se foi escrito depois de 70 d.C.