Por que Deus mudou o nome de algumas pessoas na Bíblia?

Deus mudou o nome de algumas pessoas para mostrar uma mudança na vida dessas pessoas. Na Bíblia, o nome tinha significado importante e muitas vezes dizia alguma coisa sobre o caráter da pessoa. Uma mudança de nome sinalizava uma mudança importante na vida da pessoa.

Nos tempos da Bíblia, o nome era importante e muitas vezes era escolhido de acordo com o caráter da pessoa, ou com as circunstâncias de sua vida, ou com alguma esperança para o futuro. Quando Deus mudava o nome de uma pessoa, isso indicava que também estava mudando alguma coisa muito importante na vida da pessoa.

Dar um nome também era uma forma de mostrar autoridade sobre a pessoa ou a coisa a que se dava o nome. Adão deu nomes aos animais (Gênesis 2:19), os pais davam o nome aos filhos, senhores davam nomes aos escravos e Deus deu o nome a alguns de Seus seguidores.

Nomes que Deus mudou na Bíblia

Várias pessoas mudaram de nome ou tinham mais que um nome na Bíblia. Mas nem todos tiveram seus nomes mudados por Deus. A Bíblia conta que Deus mudou diretamente o nome de quatro pessoas:

Abrão para Abraão

Abrão significa “pai exaltado” mas Abraão significa “pai das nações”. Abrão era um homem idoso e sem filhos mas Deus lhe prometeu que seus descendentes seriam impossíveis de contar! Deus mudou seu nome para Abraão para refletir essa promessa (Gênesis 17:5-6).

Veja aqui a história de Abraão.

Sarai para Sara

O significado de Sarai é incerto mas Sara significa “princesa”. Deus prometeu que Sarai, a mulher idosa e estéril, se tornaria Sara, a mãe de reis e príncipes (Gênesis 17:15-16).

Jacó para Israel

Jacó significa “ele segura o calcanhar” ou “traiçoeiro”. Israel significa “ele luta com Deus”. Antes de Deus mudar sua vida, Jacó era enganador e traiçoeiro mas um dia ele lutou com o anjo de Deus. Nesse dia, sua vida mudou e ele se tornou um homem diferente. Por isso, Deus o chamou de Israel (Gênesis 32:27-28).

Veja também: 5 encontros com Deus que marcaram a vida de Jacó.

Simão para Pedro

Simão significa “ele ouviu” e Pedro significa “rocha” ou “pedra”. Simão era um seguidor de Jesus. Quando ele confessou que Jesus era o Cristo, Jesus mudou seu nome para Pedro para mostrar que essa fé seria a base da igreja, como a pedra que serve de fundação para uma casa (Mateus 16:16-18).

Além de mudar o nome dessas quatro pessoas, Deus também deu o nome a algumas pessoas quando nasceram:

  • Isaque – Gênesis 17:19
  • Os filhos do profeta Oséias – Oséias 1:3-9
  • João Batista – Lucas 1:13
  • Jesus – Mateus 1:20-21

Todos esses nomes eram nomes proféticos ou com significado especial sobre a missão ou o destino dessas pessoas.

Outros nomes que foram mudados na Bíblia

Algumas pessoas na Bíblia que tiveram seu nome mudado por outras pessoas foram:

  • José do Egito foi chamado Zafenate-Panéia pelo faraó – Gênesis 41:44-45
  • Oséias foi chamado Josué por Moisés – Números 13:16
  • Gideão ficou conhecido como Jerubaal – Juízes 6:32
  • Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Azarias tiveram seus nomes mudados na Babilônia para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, respetivamente – Daniel 1:6-7
  • Saulo ficou conhecido como Paulo – Atos dos Apóstolos 13:9