Quantos filhos Abraão teve?

Abraão teve ao todo oito filhos. O único filho que teve com sua esposa Sara foi Isaque. Sua primeira concubina foi Hagar, serva de Sara, que lhe deu o filho Ismael. Depois da morte de Sara, Abraão se envolveu com Quetura e teve outros seis filhos, sendo eles Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá.

A descendência de Abraão é extremamente importante na Bíblia, envolvendo diretamente uma promessa de Deus de que faria dele pai de nações.

Ismael

Quando Abraão e Sara estavam com idade avançada, temeram que não tivessem filhos. Um descendente era necessário para herdar seus bens e para cumprir a promessa de Deus. Gênesis 15:5

Diante disso, Sara pediu que Abraão tivesse um filho com Hagar, sua serva.

Hagar teve um filho de Abrão, e este lhe deu o nome de Ismael.

Abrão estava com oi­tenta e seis anos de idade quando Hagar lhe deu Ismael.

Gênesis 16:15-16

Hagar e Ismael foram expulsos da terra de Abraão porque Sara não lhes suportava mais. Mesmo relutante em expulsá-los, Abraão recebeu permissão de Deus para que fizesse isso. Deus ainda prometeu que de Ismael surgiria um povo. Gênesis 21:12-13

Para conhecer mais sobre Ismael, veja Quem foi Ismael na Bíblia.

Isaque

Quando Abraão estava com cem anos de idade, Deus permitiu que Sara ficasse grávida.

Isaque significa "filho da alegria". Ele recebeu esse nome porque quando o Anjo do Senhor visitou Abraão para lhe contar que Sara ficaria grávida, ela riu, pois já estava com idade avançada e duvidou que isso se cumpriria. Gênesis 18:13

Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.

Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.

Gênesis 21:2-3

Para saber mais sobre Isaque, veja Quem foi Isaque na Bíblia.

Isaque e Ismael na Bíblia

Deus escolheu Isaque, não Ismael, para que a descendência de Abraão fosse considerada. Dessa forma, Isaque é considerado um dos patriarcas dos judeus.

Mas Deus ainda abençoou grandemente Ismael na Bíblia. Quando Hagar ainda estava grávida dele, fugiu de Sara porque estava sendo oprimida, mas o próprio Anjo do Senhor foi ao seu encontro no deserto e fez promessas de prosperidade Gênesis 16:9-10.

Quando Hagar e Ismael foram expulsos das terras de Abraão, novamente o Anjo do Senhor foi ao seu encontro e salvou a vida deles Gênesis 21:17-19.

A descendência de Isaque se tornou Israel, o povo prometido de Deus, que ocupou as terras de Canaã. Enquanto a descendência de Ismael tornou-se os ismaelitas, povo que vivia no Egito e que teve diversos encontros com o povo israelita através da Bíblia.

Filhos com Quetura

Depois da morte de Sara, Abraão casou-se novamente, com uma mulher chamada Quetura. Gênesis 25:1

Desse casamento nasceu Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá Gênesis 25:2. A Bíblia não dá muita atenção para esses personagens, até porque a descendência de Abraão é considerada a partir de Isaque (sendo ele o filho da promessa de Deus).

Ainda assim, esses filhos de Abraão formaram povos. O povo mais proeminente a partir desses descendentes, sem dúvida, é Midiã. Dele surgiram os midianitas, presentes em diversas histórias bíblicas, e foi para Midiã que Moisés fugiu depois de assassinar um egípcio. Êxodo 2:15

Veja também Quem foi Moisés na Bíblia.