Quem foi Bartolomeu na Bíblia? Bartolomeu é Natanael?

Bartolomeu foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Existem poucas referências bíblicas sobre a sua história.

Alguns estudiosos justificam que a escassez de informações sobre o apóstolo, se dá ao fato de "Bartolomeu" não ser um nome próprio.

Na verdade, Bartolomeu e Natanael são a mesma pessoa. Alguns indícios na Bíblia comprovam essa tese.

Bartolomeu, em aramaico, significa "filho de Talmay" e em grego significa "filho de Ptolomeu", o que nos leva a crer que Bartolomeu não seria exatamente o seu nome.

No início do seu ministério, Jesus enviou os discípulos em duplas para suas missões. Nos três primeiros Evangelhos - Mateus, Lucas e Marcos - Bartolomeu faz dupla com o apóstolo Filipe.

Já no Evangelho de João quem faz a dupla missionária com Filipe é Natanael. Além disso, os fatos ocorridos com Bartolomeu é citado no livro de João como sendo Natanael. Logo, estamos tratando da mesma pessoa, Natanael é Bartolomeu.

A história de Natanael ou Bartolomeu

Como Natanael, temos mais detalhes sobre a sua história. A Bíblia conta a forma curiosa como Natanael foi chamado por Jesus.

Filipe contou a Natanael ter encontrado o Messias "Jesus de Nazaré, filho de José. Ele reagiu no mesmo instante: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?", Filipe o instiga dizendo "venha e veja" (João 1:45-46).

Quando Natanael foi ao encontro de Jesus, foi recebido de forma surpreendente. Jesus disse: “Vejam, aí está um israelita em quem não há falsidade”. Surpreso, Natanael pergunta como Ele o conhecia e Jesus diz que "antes de Filipe ter o chamado, Ele tinha o visto debaixo da figueira" (João 1:47-49).

O apóstolo não teve tanto destaque como Pedro, Tiago e João, mas esteve presente em vários momentos com Jesus. Natanael viu Cristo ressuscitado e viu a sua ascensão aos céus.

Veja também: Quem foram os 12 apóstolos?

A morte de Bartolomeu

Segundo a tradição, o apóstolo pregou pela Ásia menor até a Índia. Bartolomeu teria sido esfolado - pele arrancada - e crucificado de ponta a cabeça em Albanópolis, na Armênia.

Devido o seu martírio, os católicos tratam Bartolomeu como o santo protetor da pele, o padroeiro da dermatologia. No calendário católico, o dia de são Bartolomeu é 24 de agosto.