Quem foi Daniel na Bíblia?

Daniel foi um profeta de Deus, que também trabalhou para os imperadores da Babilônia e da Pérsia. Ele era muito sábio e interpretava sonhos. Daniel ficou conhecido como um homem justo, que obedecia a Deus.

Daniel e Nabucodonosor

Quando Daniel era jovem, Nabucodonosor, o rei a Babilônia, atacou Jerusalém e levou prisioneiros vários membros da nobreza israelita, incluindo Daniel. Na Babilônia, Daniel foi escolhido para trabalhar para o rei, junto com outros jovens inteligentes (Daniel 1:3-4).

Veja aqui: quem foi Nabucodonosor?

Durante três anos Daniel aprendeu sobre a língua e a cultura da Babilônia e foi treinado para exercer funções no governo. Mas Daniel não se esqueceu de Deus. Em vez de comer a comida da mesa do rei, que era impura para os judeus, Daniel decidiu comer apenas legumes. Deus abençoou Daniel por sua fidelidade e ele se tornou mais saudável que os outros jovens (Daniel 1:15-16).

Daniel provou ser mais sábio que todos os conselheiros do rei. Deus lhe deu grande inteligência e capacidade para interpretar sonhos e visões. Certo dia, Nabucodonosor teve um sonho mas ninguém o conseguiu interpretar. Então Daniel e seus amigos oraram a Deus e Ele deu a resposta a Daniel (Daniel 2:17-19). Daniel explicou ao rei que seu sonho era sobre o futuro e a vinda de um reino eterno. Nabucodonosor ficou impressionado e fez Daniel o governador da província da Babilônia (Daniel 2:48).

Mais tarde, Daniel explicou outro sonho a Nabucodonosor, avisando-o a se arrepender de seus pecados, senão ele ficaria louco (Daniel 4:26-27). Nabucodonosor ignorou Daniel e enlouqueceu. Quando seu entendimento voltou, Nabucodonosor reconheceu e glorificou a Deus.

Daniel na cova dos leões

Daniel também profetizou a morte de Belsazar, o sucessor de Nabucodonosor e a conquista do império babilônico pelos persas. O novo governante, chamado Dario, viu que Daniel era um ótimo administrador e lhe deu uma posição muito alta no governo. Os outros membros do governo ficaram com inveja de Daniel e queriam afastá-lo (Daniel 6:3-4). Mas Daniel era tão honesto que eles não conseguiram encontrar acusações contra ele!

Então os governantes convenceram o rei a criar uma lei que não permitia que ninguém orasse para outro deus senão o rei durante 30 dias. Como eles tinham previsto, Daniel desobedeceu e continuou a orar a Deus três vezes ao dia (Daniel 6:10). Dario ficou triste, porque gostava de Daniel, mas não podia mudar a lei. Por isso, Daniel foi lançado na cova dos leões. Na manhã seguinte, Dario abriu a cova dos leões e descobriu Daniel ainda estava vivo! Deus protegeu Daniel dos leões (Daniel 6:21-23).

Os sonhos de Daniel

Daniel também teve vários sonhos e visões. Ele viu o que iria acontecer no futuro:

  • O surgimento de novos impérios – esses reinos iriam afetar diretamente Israel
  • A vinda de Jesus – o seu estabelecimento de um reino eterno
  • O fim do mundo – a ressurreição e o julgamento de todos os povos

Veja também: o que são as 70 semanas de Daniel?

Algumas profecias de Daniel se cumpriram antes do nascimento de Jesus, como as profecias sobre o rei da Grécia (Daniel 8:21-22 – Alexandre o Grande e seus sucessores). Outras foram cumpridas em Jesus e ainda outras vão acontecer no futuro.