Quem era Timóteo na Bíblia?

Timóteo era um jovem pregador e missionário na igreja primitiva. Ele acompanhou o apóstolo Paulo em algumas de suas viagens e aprendeu muito com ele. Os livros de 1 e 2 Timóteo na Bíblia foram duas cartas de Paulo a Timóteo.

Timóteo era filho de uma senhora judia convertida a Cristo, chamada Eunice, e um homem grego. Sua mãe e sua avó, chamada Lóide, eram exemplos de fé verdadeira e desde sua infância ele aprendeu as Escrituras. Ainda jovem, Timóteo cria no evangelho e tinha boa reputação na região onde morava (2 Timóteo 1:5; 2 Timóteo 3:15).

O apóstolo Paulo conheceu Timóteo numa cidade chamada Listra e decidiu levá-lo em sua próxima viagem. Timóteo era meio judeu mas não era circuncidado. Então, para evitar escândalo entre os judeus, Paulo circuncidou Timóteo (Atos dos Apóstolos 16:1-3). Timóteo se tornou um companheiro frequente de Paulo em suas viagens.

Veja também: o que é circuncisão na Bíblia?

Timóteo visitou igrejas em vários lugares, ensinando, encorajando e trazendo notícias. Paulo confiava em Timóteo e o recomendava às igrejas, porque ele era fiel e responsável, apesar de ser jovem (1 Coríntios 16:10-11). Timóteo se tornou como um filho para Paulo.

Timóteo enfrentou vários desafios em seu ministério. Ele tinha recebido o dom da liderança e do ensino mas algumas pessoas o desprezavam porque era jovem. Ele também teve de confrontar pessoas em Éfeso que estavam ensinando falsas doutrinas. Ele ficou preso durante algum tempo mas foi libertado. Paulo se preocupava com Timóteo, porque ficava doente frequentemente (Hebreus 13:23; 1 Timóteo 5:23). A vida de Timóteo não foi fácil.

O que podemos aprender com a vida de Timóteo?

  • Usar os dons – Timóteo tinha recebido o dom da liderança; ele não esperou até ser mais velho mas procurou a ajuda de Paulo para usar esse dom de maneira correta
  • Respeito – Timóteo sempre respeitou seu mentor, Paulo, e ficou do seu lado nos momentos mais difíceis
  • Bom caráter – Timóteo conquistou respeito através de sua vida íntegra e seu ensino correto e verdadeiro
  • Fidelidade – Timóteo nunca se desviou do verdadeiro evangelho, mesmo quando enfrentou dificuldades