Um cristão pode perder a salvação?

Não, um verdadeiro cristão não pode perder a salvação. Quem crê em Jesus, se arrepende dos seus pecados e deixa Jesus entrar em sua vida está salvo, mesmo se cometer pecados depois. Mas isso não significa que podemos pecar à vontade, sem consequências.

O que é salvação?

Se uma pessoa precisa ser salva, é porque está em apuros. Se você está se afogando no mar, precisa de alguém para lhe salvar. Do mesmo jeito, quem ainda não tem Jesus está preso em seus pecados e não consegue sair sem ajuda. Jesus é o “salva-vidas”, Ele morreu e ressuscitou para nos libertar.

A Bíblia fala que, quando você aceita Jesus como seu salvador:

  • Você foi salvo – você já não é escravo do pecado e já não precisa ter medo de ir para o Inferno; você deixou de afogar, o salva-vidas está lhe segurando (Romanos 8:1-2).
  • Você está sendo salvo – Jesus começa a tratar sua vida diária, a mudar suas atitudes e a lhe libertar de hábitos que são pecado; é um processo de santificação; o seu salva-vidas está lhe levando para a praia (2 Coríntios 3:18).
  • Você vai ser salvo – no dia do Juízo você irá para o Céu e será aperfeiçoado, completamente livre do pecado; quando você chegar à praia, ficará em segurança, livre da força da água (Romanos 8:23).

Sim, a salvação é um processo e um alvo a atingir, mas você também está salvo logo quando se converte. Isso pode parecer estranho, mas Deus vê o tempo de um jeito diferente do nosso. NADA nos pode separar de Deus (Romanos 8:38-39). Quem é salvo não precisa ter medo de perder a salvação.

Leia aqui: como posso ter certeza da vida eterna?

Quem se desvia não perde a salvação?

Você pode estar salvo e ainda pecar. Quem está salvo rejeitou o pecado mas existem pecados que levam tempo e trabalho para deixar. Isso faz parte do processo de santificação.

Veja também: o que é a santificação?

O diabo, que já lhe perdeu, tenta causar o máximo de estragos, para dificultar esse processo de santificação, fazendo de tudo para piorar sua vida e lhe impedir de alcançar seu máximo potencial em Cristo. Aí falamos de uma batalha espiritual. Você pode estar salvo mas se não resistir ao diabo e deixar o pecado, não vai conhecer as bênçãos que Jesus tem para você aqui na terra, antes de ir para o Céu (Tiago 4:7-8).

Se você pecou, arrependa-se, peça perdão a Deus e procure viver de forma melhor, com a ajuda de Jesus. O perdão de Deus está sempre disponível para quem se arrepende. A única situação em que talvez seja possível perder a salvação é quando uma pessoa rejeita deliberadamente o evangelho, escolhendo não ter mais nada a ver com Jesus e recusando a se arrepender. Mas, nessa situação, é difícil dizer se a pessoa era mesmo salva antes.

Há muita gente que tem uma experiência genuína com Jesus mas depois abandona o evangelho. Isso acontece muitas vezes porque não compreenderam verdadeiramente o que é a salvação e o que implica nas suas vidas. Como Jesus explicou na parábola do semeador (Lucas 8:13-15), não têm raiz, a sua vontade de seguir Cristo só foi um impulso baseado em sentimentos românticos, não um compromisso sério para superar todos os obstáculos com a ajuda de Jesus.

Descubra aqui o verdadeiro significado de arrependimento.

Quando você realmente entende que não há nenhum outro caminho melhor que seguir a Cristo, você pode vacilar e ter crises de fé, mas você não O vai abandonar.

Não podemos saber todas as razões para alguém deixar o evangelho ou duvidar da sua decisão mas precisamos lembrar que Deus nos perdoa e nos ama. Independentemente do que a leva a desistir de seguir Jesus, devemos orar por essa pessoa, para que volte para Ele, tomando uma decisão séria.

Para entender melhor o que Jesus disse sobre esse assunto, leia em Lucas 8 a parábola do semeador.

Calvinismo, Arminianismo, Pelagianismo e a Bíblia

Ao longo da História, surgiram várias posições diferentes sobre a possibilidade de perder a salvação. As três posições principais são:

  • O Calvinismo - que ensina que um cristão verdadeiro, salvo por Jesus, não pode perder a salvação
  • O Arminianismo - que diz que a Bíblia não é muito clara sobre o assunto, logo não podemos tomar uma posição definitiva, nem de um lado, nem de outro
  • O Pelagianismo - que afirma que é possível perder a salvação, por isso precisamos parar de pecar

Veja aqui: quais são as diferenças entre Calvinismo e Arminianismo? Qual está certo?

O Pelagianismo é considerado uma heresia pela maioria das igrejas, porque ensina que a salvação depende de nossas obras, não da fé na graça de Deus, através do sacrifício de Jesus. O Calvinismo e o Arminianismo são as duas posições mais comuns entre os protestantes. No entanto, a Bíblia nunca fala sobre "perder a salvação". Apenas fala que algumas pessoas têm uma experiência com Jesus mas depois escolhem rejeitar o evangelho (Hebreus 6:4-6). Mas, para todos que têm o coração voltado para Deus e procuram seguir Jesus, não é preciso ter medo de perder a salvação (Hebreus 10:39).