O que é concupiscência?

Concupiscência é desejo intenso por coisas carnais, que leva ao pecado. Em algumas traduções da Bíblia, a palavra “concupiscência” é traduzida por cobiça ou desejo cobiçoso. A concupiscência é um impulso para satisfazer desejos de forma errada.

A concupiscência usa a mentira que podemos encontrar satisfação plena sem Deus. Desfrutar das coisas boas da vida dentro da vontade e da bênção de Deus é muito bom. Mas quando tentamos usar as coisas do mundo para substituir nossa necessidade de comunhão com Deus, tudo dá errado.

Sem Deus, nada pode nos satisfazer. Por isso, o mundo nos diz que a solução é ter mais, fora dos limites criados por Deus (1 João 2:16). A concupiscência se alimenta dessa necessidade de algo mais e provoca o desejo por coisas pecaminosas. Esses desejos desmedidos podem ser sexuais, por entretenimento, por fama ou poder, ganho da maneira errada, por motivos errados.

Como evitar a concupiscência?

Podemos evitar e resistir à concupiscência focando nas coisas de Deus. Só Deus pode satisfazer nossas necessidades mais profundas e nos guiar para uma vida equilibrada e preenchida (João 10:10). A Verdade de Deus revela e derrota as mentiras do mundo, em que a concupiscência se apoia.

O Espírito Santo nos ajuda a resistir à concupiscência. Ele luta do nosso lado para derrotar nossa natureza pecaminosa (Gálatas 5:16-17). Com Sua ajuda podemos encontrar prazer verdadeiro seguindo o plano de Deus.