O que é fornicação?

Fornicação na Bíblia é todo o tipo de prática sexual condenada por Deus. Deus criou o sexo para ser feito entre um homem e uma mulher dentro do casamento, como uma forma especial de união e para poder produzir filhos. Todo o ato sexual que desvia dessa norma é fornicação.

Fornicação é uma tradução da palavra grega porneia, que é traduzida também por imoralidade sexual ou prostituição. No Novo Testamento significa qualquer prática sexual errada. Fornicação inclui adultério, lascívia, prostituição, homossexualismo, bestialidade, incesto e qualquer outra perversão sexual.

Veja aqui: o que é imoralidade sexual na Bíblia?

Fornicação é pecado?

Sim, fornicação é pecado. A Bíblia nos avisa a fugir da fornicação, ou imoralidade sexual. Nossos corpos são coisas maravilhosas criadas por Deus, que devemos manter puros. O corpo do crente é um templo de Deus, porque o Espírito Santo mora dentro de nós (1 Coríntios 6:18-20). Cometer fornicação é um insulto contra Deus.

A fornicação tem consequências para quem pratica (Romanos 1:27). Além de causar problemas na vida espiritual, pode afetar o corpo e os sentimentos. Há doenças perigosas que se apanham através de sexo descuidado e muitas práticas sexuais erradas podem viciar, estragando relações saudáveis. As consequências emocionais também podem ser devastadoras. Alguns atos de fornicação podem parecer inofensivos mas depois têm resultados muito ruins.

Veja também: estou vivendo em fornicação, o que faço?

Fornicação e idolatria

Na Bíblia, a fornicação é usada algumas vezes como metáfora para a idolatria. Quem adora outros deuses é como quem fornica: fica impuro. Idolatria é quebrar o compromisso de fidelidade que temos com Deus, nos dedicando apenas a Ele (Oséias 4:12). Deus não partilha nossa adoração com deuses falsos, tal como um marido não partilha sua esposa com outros homens. Mas Deus está sempre pronto a nos perdoar se queremos voltar a ter um relacionamento puro com Ele.