O que é um arcanjo?

Um arcanjo é um líder dos anjos. O único arcanjo cujo nome é revelado na Bíblia é o arcanjo Miguel. A Bíblia não diz quantos arcanjos existem.

O nome “arcanjo” aparece apenas duas vezes na Bíblia, em 1 Tessalonicenses 4:16 e Judas 1:9. Arcanjo significa líder de anjos e provavelmente significa um anjo com grande autoridade, que comanda outros anjos.

A Bíblia não fala diretamente sobre a função do arcanjo mas fala um pouco sobre o que o arcanjo Miguel faz:

Veja aqui mais sobre o arcanjo Miguel.

Pela informação que temos sobre o arcanjo Miguel, um arcanjo deve ser um anjo muito poderoso, enviado por Deus para missões mais difíceis (como lutar pessoalmente com o diabo).

Todos os anjos servem e louvam a Deus, ajudam os crentes e lutam contra as forças do diabo. Os anjos estão organizados e têm hierarquia de comando. Um arcanjo será um anjo alto na hierarquia, com grande responsabilidade.

Leia aqui mais sobre os anjos.

Quantos arcanjos existem?

A Bíblia não diz quantos arcanjos existem. As duas passagens onde a palavra “arcanjo” aparece falam apenas sobre um arcanjo. Por isso, só podemos ter a certeza que existe um arcanjo – Miguel.

Por outro lado, Daniel 10:13 indica que Miguel é um dos “príncipes supremos”, que provavelmente significa que existem outros anjos com a mesma posição de autoridade que ele. Por isso, é possível que existam outros arcanjos mas a Bíblia não diz quantos são nem seus nomes.

Veja também: o que são querubins?

Gabriel é um arcanjo?

Não, a Bíblia não diz que Gabriel é um arcanjo. Gabriel é apenas chamado de anjo na Bíblia. Não há nenhuma indicação que ele é um arcanjo. Somente Miguel é chamado de arcanjo na Bíblia.