Como enfrentar a solidão?

A Bíblia ajuda a enfrentar a solidão de maneira positiva e a encontrar alegria na companhia de Deus. Estar sozinho não precisa ser uma experiência ruim.

A solidão é o sentimento de estar só, sentindo-se vazio e incompreendido. Esse sentimento pode acontecer quando você está sem companhia ou quando você está com outras pessoas mas não sente que lhe entendem. A solidão está associada a sentimentos negativos, como insegurança, baixa auto-estima e falta de esperança.

O que fazer para superar a solidão?

Jesus vai lhe ajudar a vencer a solidão. Nada é impossível para Deus! Para superar a solidão, você precisa entender algumas coisas:

1. Deus está sempre com você

A primeira coisa que você precisa entender é que você não está sozinho. Quando você se arrepende e aceita Jesus como seu salvador, ele passa a morar dentro de seu coração. Deus está sempre com você, mesmo quando você se sente sozinho (Hebreus 13:5). Ouça o que Ele lhe diz.

Veja também: o que fazer para deixar de ficar triste?

2. Há uma pessoa que lhe entende

Jesus entende o que você está sentindo. Jesus também se sentiu abandonado e incompreendido, até por seus amigos mais próximos! Ele pode lhe ajudar no tempo de solidão porque ele já passou por essa situação e a superou (Hebreus 4:14-15).

3. Você tem valor

Você precisa entender que você é muito amado. Quando Deus olha para você, Ele vê uma pessoa cheia de valor, criada a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27). Deus lhe ama tanto que Ele deu o que tinha de mais precioso para lhe salvar – Seu filho, Jesus. Mesmo na solidão, você tem valor. Se seu coração mentir e lhe disser que você não tem valor, não acredite! - Jeremias 17:9

4. Outras pessoas lhe entendem mais do que você pensa

Outras pessoas sentem solidão. As pessoas à sua volta podem não entender tudo que você está passando mas todos entendem o que é sentir solidão. Não se isole. Deus usa outras pessoas para lhe ajudar e abençoar. Vá para a igreja, invista nos seus amigos e tente se abrir com quem você se sente mais seguro (Hebreus 10:25). Assim você se sentirá menos solitário e ajudará outras pessoas a superar a solidão.

Atenção! Você não precisa ter medo de estar sozinho. Muitas pessoas evitam ficar algum tempo sozinhas, por medo da solidão. Mas estar sozinho pode ser uma experiência muito boa! Quando você está sozinho, você tem a oportunidade para parar e refletir na sua vida. Jesus tirava tempo para estar sozinho e orar (Mateus 14:22-23). Solidão não é o mesmo que estar sozinho.