Cristão pode fazer musculação?

Sim, cristão pode fazer musculação. Cuidar do corpo não é errado. Mas a musculação não deve tomar o lugar de Deus em sua vida.

O lado bom da musculação

A musculação por motivos de saúde é uma prática boa. A Bíblia nos ensina que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Por isso, devemos tomar conta de nosso corpo, vivendo de maneira saudável e honrando aquilo que Deus nos deu (1 Coríntios 6:19-20).

É natural se preocupar com o corpo (Efésios 5:29). O corpo e a mente estão ligados, um afeta o outro. Um corpo saudável melhora a qualidade de vida. Exercícios como a musculação podem ajudar a diminuir o estresse e ensinar disciplina.

O lado ruim da musculação

A musculação se torna um problema para o crente quando vira idolatria. Cuidar do corpo é bom mas há coisas mais importantes. A saúde espiritual deve estar em primeiro lugar. O relacionamento com Deus e a devoção a Ele são mais importantes que o exercício físico (1 Timóteo 4:8). Se a musculação interfere no relacionamento com Deus, então é melhor não fazer.

Também há limites para a musculação. Fazer muita musculação pode fazer mal ao corpo. A vontade de ter um corpo forte e bonito pode se tornar uma obsessão, levando a exercícios pesados de mais. Musculação exagerada causa lesões graves. Não é bom fazer musculação quando se torna um vício (1 Coríntios 6:12).

Deus quer nos dar uma vida equilibrada. A musculação não é proibida na Bíblia mas cada pessoa deve usar sua consciência para saber se é bom para si. A musculação pode ser uma coisa boa para uma pessoa mas ruim para outra.

Veja também: um cristão pode assistir UFC ou fazer MMA?

Cristão pode frequentar a academia?

Depende da situação. A musculação está muito ligada à academia. Quem quer ter acesso a equipamentos variados e um treinador vai para a academia para fazer musculação.

Algumas pessoas não se sentem bem com o ambiente da academia. Se você se sente muito tentado ao pecado na academia, evite ir (1 Tessalonicenses  5:22). Você pode fazer exercícios de musculação em casa (mas é importante ter sempre orientação profissional, para não se machucar).

Se você se sente mais motivado indo na academia e não se sente muito tentado, pode ir. Peça a Deus para lhe ajudar com a tentação e tente ser um bom exemplo. É possível fazer musculação na academia sem agir de forma indecente, dando bom testemunho.

A decisão é sua mas faça tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Esse é o mais importante.