Qual é a importância da cruz de Cristo?

A cruz de Cristo faz parte da mensagem central da Bíblia: a salvação pela fé em Jesus. Sem a morte de Jesus na cruz não haveria perdão dos pecados nem salvação para ninguém. A cruz representa o preço que foi pago para nos salvar.

A cruz onde Jesus morreu não tinha nenhum poder em si mesmo. Quando falamos sobre a importância da cruz, falamos sobre o que aconteceu lá, não sobre o objeto em si. Assim, a cruz nos lembra do que Jesus fez por nós, mas não deve ser adorada.

No tempo de Jesus, a cruz era um instrumento de tortura, que representava maldição e sofrimento. Ser condenado à cruz era o pior tipo de morte possível, reservado apenas para pessoas que tinham feito coisas terríveis. Além disso, entre os judeus, ser pendurado de uma árvore era sinal de maldição (Deuteronômio 21:22-23). Para receber esse castigo, a pessoa devia ter feito algo muito ruim.

Na cruz Jesus levou a maldição do pecado

Jesus é o Filho de Deus, perfeito e sem pecado. Ele não merecia castigo nenhum, muito menos uma morte na cruz! Sua morte também não foi apenas uma triste injustiça. Seus inimigos conspiraram para matá-lo mas, se ele quisesse, Jesus poderia ter acabado com eles com apenas uma palavra, porque ele tinha todo o poder de Deus. Jesus foi voluntariamente para a cruz (João 10:17-18).

Toda a missão de Jesus culminou na cruz. Ele veio para nos salvar do castigo e da maldição do pecado, trazendo a oportunidade de receber o perdão de Deus. Mas, para haver justiça, o pecado ainda tinha de ser castigado. Foi por isso que Jesus se ofereceu para levar o castigo em nosso lugar.

Na cruz, a maldição do nosso pecado foi colocado sobre Jesus (Gálatas 3:13). Assim, toda a ira de Deus contra o pecado foi derramada sobre ele. O castigo foi totalmente pago. Agora, todos que se arrependem de seus pecados e crêem em Jesus como seu salvador têm seus pecados perdoados. A maldição é removida.

Veja aqui mais: quais são as consequências do pecado?

A morte de Jesus na cruz nos dá vida

Sem a cruz, não teríamos a esperança da vida eterna. Jesus provou que seu sacrifício na cruz foi completo para pagar por todos os nossos pecados quando ressuscitou, três dias depois. A morte é consequência do pecado (Romanos 6:23). Mas, como estava tudo perdoado, Jesus não podia continuar morto! Ele ressuscitou, ganhando vitória total sobre o pecado e a morte.

Graças à vitória de Jesus na cruz, cada pessoa que crê nele recebe uma vida nova, livre da escravidão e da maldição do pecado. Quando cremos em Jesus, nossa velha vida morre lá na cruz e nós ressuscitamos espiritualmente (1 Pedro 2:24).

Veja também: o que Jesus disse na cruz?

A cruz também nos mostra que a morte não é o fim. Por piores que as coisas podem ficar, se cremos em Jesus, um dia vamos ressuscitar, tal como ele fez. Quando isso acontecer, iremos morar com ele na glória, para sempre!