O que significa INRI? Era isso que estava escrito na cruz?

INRI é uma sigla para uma frase em latim que significa “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”. Essas palavras foram escritas em uma placa que foi colocada na cruz de Jesus. A sigla INRI não foi escrita na placa original mas é usada em imagens da crucificação, provavelmente para poupar espaço.

INRI vem da expressão em latim: Iesus Nazarenus Rex Iudeorum. Isso significa “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”. (Em latim, a letra I é usada em vez de J.) Pegando na primeira letra de cada palavra, ficamos com INRI.

A acusação contra Jesus

Quando uma pessoa era crucificada, era normal escrever o motivo de sua acusação em uma placa, para que todos soubessem que esse crime tinha um castigo sério. A placa na cruz de Jesus indicava o “crime” pelo qual foi morto.

Os líderes dos judeus tinham condenado Jesus por blasfêmia contra a lei de Deus, que todo judeu deveria cumprir. Mas eles estavam debaixo do domínio romano nessa altura e, como os romanos não seguiam a religião judaica, precisariam de outra acusação para condenar Jesus à morte. Por isso, acusaram Jesus de rebelião contra o império romano.

Descubra aqui mais: como foi o julgamento de Jesus?

Pilatos interrogou Jesus e viu que a acusação era sem fundamento. Mas os líderes dos judeus insistiram que Jesus estava se chamando de rei dos judeus. Isso era um desafio ao poder de César. Defender Jesus seria o mesmo que se rebelar contra César (João 19:12-15).

Apesar de saber que não era verdade, Pilatos sabia que essa acusação era perigosa. Por isso, ele permitiu a crucificação de Jesus, um castigo reservado apenas para os piores criminosos ou rebeldes.

INRI e a placa na cruz de Jesus

Pilatos mandou escrever a acusação contra Jesus em uma placa. A acusação foi escrita nas três línguas comuns da região:

  • Latim
  • Grego
  • Aramaico

Assim, todos poderiam entender o que estava escrito. A acusação era que Jesus era o rei dos judeus. Os líderes religiosos não gostaram disso, porque parecia que ele tinha sido aceite como rei pelos judeus, e queriam que fosse mudado para “ele dizia ser o rei dos judeus” (João 19:20-22). Mas Pilatos não mudou o que tinha escrito.

Veja aqui: Jesus falava que língua?

Para Pilatos, essa inscrição provavelmente era uma forma de mostrar ao povo o que aconteceria se eles se revoltassem contra Roma. Mas o que estava escrito era uma verdade muito maior do que ele imaginava! Jesus era mesmo o Rei dos judeus. Ele era o rei prometido por Deus para salvar o mundo e estabelecer o Reino de Deus. E sua morte na cruz era uma parte essencial desse plano.

O que estava escrito exatamente na placa?

Nos relatos dos quatro evangelhos, as palavras na placa na cruz são ligeiramente diferentes:

  • Mateus 27:37 - Este é Jesus, o Rei dos Judeus
  • Marcos 15:26 - O Rei dos Judeus
  • Lucas 23:38 - Este é o Rei dos Judeus
  • João 19:19 - Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus

INRI vem da versão do evangelho de João. Provavelmente o que aconteceu foi que cada um dos evangelhos registraram uma parte da inscrição, em vez da inscrição completa. Ou então, as versões nas três línguas diferentes podem ter sido ligeiramente diferentes. A inscrição completa pode ter sido algo como “Este é Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”.