Jesus falava que língua?

Jesus provavelmente falava aramaico, grego e hebraico. No tempo de Jesus era normal falar mais que uma língua. O império romano unia muitos povos com línguas diferentes. No entanto, a língua oficial do império, o latim, não era muito falada na Galiléia. A grande língua internacional da região era o grego.

Aramaico

Aramaico é a língua que Jesus provavelmente falava no dia-a-dia, com as multidões e os discípulos. O aramaico era uma língua internacional no Oriente Médio. A língua oficial dos israelitas era o hebraico mas depois do exílio na Babilônia muitos israelitas aprenderam aramaico como sua língua materna.

Quer saber mais sobre a vida cotidiana de Jesus? Veja aqui: o que Jesus comia?

Grego

Grego era a verdadeira língua internacional do império romano e a maioria das pessoas da Galiléia e da Judéia sabiam falar. O grego foi difundido nessa região por Alexandre o Grande e pelos comerciantes gregos. Muitos oficiais romanos também falavam grego. Jesus, como qualquer outra pessoa da região, provavelmente falava grego para se comunicar com pessoas de outras partes do império.

O Novo Testamento foi todo escrito originalmente em grego. Se Tiago e Judas, irmãos de Jesus, falavam grego, Jesus provavelmente também falava grego.

Veja também: Maria teve outros filhos além de Jesus?

Hebraico

O hebraico era a língua particular dos israelitas. No tempo de Jesus, o hebraico não era muito falado, porque foi substituído pelo aramaico. Grande parte do Antigo Testamento foi escrito em hebraico, que ficou preservado como uma língua religiosa. Jesus conhecia as Escrituras muito bem e as lia (Lucas 4:16-19), por isso ele provavelmente sabia falar hebraico também.