É pecado uma mulher usar calça comprida?

Não, não é pecado uma mulher usar calça comprida, se é calça de mulher e é modesta. Hoje em dia, existem calças femininas e a sociedade não vê isso como travestismo. A questão da roupa adequada precisa ser analisada dentro do contexto do lugar onde o crente vive.

Mulher usava calça no tempo de Jesus?

Não, nem a mulher nem o homem usavam calça no tempo de Jesus. A calça ainda não tinha sido inventada nesse tempo. A roupa mais comum tanto para homens como para mulheres era a túnica, um tipo de vestido que chegava aos joelhos ou aos tornozelos. Quem tinha dinheiro também usava um manto ou uma capa. Tanto mulheres como homens podiam usar jóias. A distinção entre roupa de homens e mulheres estava em detalhes como as cores e os enfeites.

Diferenças culturais

A definição de o que é roupa de homem e roupa de mulher muda com o tempo e com o país. Por exemplo, na Escócia os homens usam saia e não são considerados efeminados. No Paquistão, uma mulher que não usa calça é indecente. No passado, no Brasil a calça era considerada roupa de homem mas agora também é roupa de mulher.

Veja aqui: o que é cultura?

Como saber o que é certo?

As normas culturais mudam mas os grandes princípios por trás deles são sempre iguais. Na questão da calça comprida tem dois princípios fundamentais: ser modesto e usar roupa adequada ao seu gênero (homem ou mulher) – Colossenses 3:12; Deuteronômio 22:5. Esses princípios são universais mas a definição de o que é modéstia e o que é roupa de homem e mulher muda.

Antigamente, para ser modesta a mulher não podia mostrar seu tornozelo mas um decote muito baixo não era problema. Hoje, modéstia é não usar roupa muito apertada nem um decote muito revelador. O princípio da modéstia continua a existir mas a idéia que as pessoas têm de o que é modesto mudou.

Veja também: crente pode usar roupas curtas e decotes?

Então, a mulher cristã pode ou não pode usar calça?

A mulher cristã pode decidir se vai usar calça comprida de acordo com sua consciência. Cada pessoa deve conhecer seus próprios limites de modéstia e respeitá-los (Romanos 14:22). Você se sente confortável usando calça ou isso lhe incomoda?

Também é importante olhar à volta (Romanos 14:16). As mulheres no lugar onde você vive usam calça? Fora da igreja, mulher usar calça é problema? Usar calça é normal e aceitável ou é motivo de escândalo?

Leia aqui: qual é o significado de modéstia segundo a Bíblia?

Se você tem dúvidas sobre o assunto, ore a Deus por sabedoria. Lembre-se: o mais importante é a modéstia e a decência. O tipo de roupa considerado decente varia; precisamos entender o que é decente dentro de nossa comunidade.