Crente pode usar roupas curtas e decotes?

Cada crente deve seguir sua consciência sobre roupas curtas e decotes. A Bíblia não dá regras específicas sobre roupas curtas e decotes mas tem a regra universal da modéstia. É impossível estabelecer regras exatas e universais sobre o que é aceitável.

A Bíblia ensina a modéstia, que é se vestir de maneira decente. A modéstia vem de uma beleza interior, que é reflexo da vida com Deus (1 Pedro 3:3-4). A roupa e a moda mudam com o tempo mas se seguirmos a regra da modéstia não vamos cair em pecado.

Leia aqui: qual é o significado de modéstia segundo a Bíblia?

Para saber se pode usar um decote ou roupa curta, considere três coisas:

Sua consciência

Que tipo de roupa lhe incomoda? Evite-o. A consciência de quem ama Jesus é guiada pelo Espírito Santo. Ele é nosso guia para as situações específicas do dia-a-dia, como o tipo de roupa adequado. Ouça sua consciência e siga-a (Romanos 14:22-23).

Descubra seus limites pessoais: com quanto decote você se sente confortável? Qual é o comprimento que você considera decente? Crie algumas regras pessoais para não se sentir incomodado com o que veste.

Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre usar brincos?

A situação

Situações diferentes têm regras diferentes de modéstia. Por exemplo, entre os índios do Amazonas não se exige que a pessoa se tape tanto para ser modesto. Por outro lado, num país muçulmano é preciso usar muito mais roupa para ser decente. Em países diferentes há regras diferentes.

Da mesma forma, ocasiões diferentes exigem roupa diferente. Seria ridículo ir para a praia de terno e gravata e não se pode ir de biquíni para um funeral! Entenda o contexto para descobrir se a roupa é adequada.

Se pergunte: o que é aceite em sua comunidade? O que é mal visto? Evite o que vai escandalizar pessoas que não vão à igreja (Romanos 14:16). Se você ainda não é adulto, obedeça seus pais e converse com eles sobre o que é adequado.

Quando em dúvida, se pergunte: o que é mais conservador, minha consciência ou a situação? Escolha o que é mais conservador.

Veja também: é pecado uma mulher usar calça comprida?

Seus motivos

Por que você quer usar roupa curta ou um decote? Não há nada errado em se cuidar e vestir bem, desde que os motivos sejam puros. Mas se você quer provocar, isso é errado. O crente não deve convidar conscientemente ao pecado. Uma atitude provocadora muitas vezes é pior do que a roupa (Provérbios 5:3-4).

Descubra aqui: crente pode ir à praia?

Para quem se sente tentado

A responsabilidade não é apenas de quem veste decote ou roupa curta. Quem olha também é responsável. A Bíblia diz que não há nenhuma tentação que não pode ser resistida (1 Coríntios 10:13). O primeiro olhar não é culpa sua mas o segundo é.

É muito importante aprender a controlar seus desejos e suas reações. Até pessoas extremamente modestas são assediadas e atacadas por outras pessoas que não sabem se controlar. Nenhuma quantidade de pano pode proteger contra quem já tem más intenções.