Por que Jesus disse "eu sou o pão da vida"?

Jesus disse que ele é o pão da vida para explicar que ele é essencial para nossas vidas. Jesus nos dá vida e sustento. Somente ele pode saciar nossa fome espiritual e nos dar a vida eterna.

Depois que Jesus multiplicou os cinco pães e dois peixes, alimentando a multidão, ele foi para outra região com seus discípulos. A multidão curiosa foi atrás de Jesus. Então Jesus os repreendeu porque queriam apenas que ele repetisse o milagre da multiplicação para comerem (João 6:26-27). A multidão estava mais interessada na comida gratuita do que no ensino de Jesus!

Por isso, Jesus explicou que existe um tipo de pão mais importante. O pão normal alimenta o corpo por pouco tempo, mas o pão vivo, que vem de Deus, alimenta para sempre. Esse pão é o próprio Jesus.

Pão que alimenta

Jesus declarou que ele é o pão da vida e que aquele que crê nele nunca mais terá fome nem sede (João 6:35). O alimento que Jesus nos oferece é completo. Ele nos alimenta espiritualmente, saciando nossa necessidade de Deus.

Quando cremos em Jesus, ele passa a viver dentro de nós. Assim como o pão entra dentro de nós e nos sustenta, Jesus entra em nossas vidas e nos dá uma vida nova. E o sustento que Jesus nos dá nunca acaba.

Veja também: o que significa "eu sou a ressurreição e a vida"?

Pão que dá vida eterna

Jesus também comparou seu corpo com pão. Na cruz, ele deu seu corpo para nos salvar. Por causa desse sacrifício, podemos ter a vida eterna (João 6:50-51). O pão normal nos dá vida por pouco tempo mas o sacrifício de Jesus nos dá vida para sempre.

Todos que recebem Jesus dentro de suas vidas recebem a vida eterna. Um dia Jesus nos ressuscitará e viveremos para sempre com ele! Jesus é o pão da vida porque somente ele nos pode sustentar por toda a eternidade.