Qual é o significado de "lança teu pão sobre as águas"?

A expressão “lança teu pão sobre as águas” significa que devemos ser generosos. Partilhar o que temos com outras pessoas pode parecer não dar fruto mas, mais tarde traz recompensa. Não sabemos o que nos vai acontecer no futuro, por isso é melhor investir nas pessoas do que guardar tudo para nós.

Eclesiastes 11:1-2 explica o significado de “lança teu pão sobre as águas”. Atirar pão para a água parece um desperdício. No entanto, depois de muito tempo há um retorno. Repartir o que temos com outros tem seus benefícios, mesmo se não vemos o resultado na hora.

Lançar o pão sobre as águas poderá ser uma referência a uma dessas duas coisas:

  1. Literalmente deitar pão na água, que depois é levado pelo rio;
  2. Ou semear o grão que produz o pão na época de muita chuva, colhendo meses mais tarde as espigas

De qualquer forma, as duas explicações apontam na mesma direção. Algumas coisas parecem ser um desperdício a curto prazo mas são na verdade um investimento a longo prazo. Nesse caso em particular, ser generoso e ajudar quem precisa é um bom investimento para o futuro.

Quem entende de negócios sabe que alcançar um grande lucro pode levar muito tempo. É preciso investir a longo prazo. De início, o trabalho pode parecer só dar prejuízo, mas o empresário sábio consegue ver o lucro que vai dar mais tarde e não desiste. Da mesma forma, a Bíblia nos incentiva a investir no lucro espiritual.

Veja também: o que é a lei da semeadura? É bíblica?

Um “desperdício” que traz lucro

Muitas vezes estamos tão concentrados em acumular riquezas para nós próprios que achamos que não podemos ajudar mais ninguém. Achamos que o mais importante é ter riqueza acumulada para nunca passarmos necessidade. Mas a Bíblia nos lembra de um fato muito importante: a riqueza desaparece facilmente. De uma hora para outra, podemos perder tudo que acumulamos ao longo dos anos.

Mas há um investimento melhor - o investimento no bem dos outros. Quando somos generosos e ajudamos outras pessoas, acumulamos “tesouros no céu”, que não desaparecem com os imprevistos da vida (Mateus 6:19-21). Investir nos outros é investir no amor e fazer a obra de Deus.

Veja aqui: o que a Bíblia fala sobre generosidade?

Ser generoso tem vários benefícios. A generosidade nos ajuda a confiar mais em Deus, reconhecendo que nosso sustento vem realmente dele, não de nosso próprio esforço. Também nos dá a alegria de ter ajudado alguém e talvez até mudado sua vida! Além disso, podemos ganhar amigos para a vida e nunca se sabe quando alguém que nós ajudamos poderá nos ajudar no futuro.

Mas, acima de todas essas coisas, a generosidade traz um lucro eterno. Deus abençoa quem é generoso e podemos ter a confiança que seremos plenamente recompensados no Céu, mesmo se não recebermos reconhecimento nessa vida. Ser generoso não é desperdiçar dinheiro em outras pessoas; é investir na eternidade.