O que a Bíblia fala sobre generosidade?

A Bíblia fala que a generosidade é uma caraterística de quem ama a Deus. A generosidade é um sinal que temos as prioridades certas. Deus abençoa quem é generoso.

Deus nos dá dinheiro e recursos para nosso sustento e para abençoarmos outras pessoas. Quem ama a Deus ama as pessoas à sua volta e quer lhes abençoar. Uma forma de abençoar é sendo generoso. Somos chamados a ajudar as pessoas com suas necessidades espirituais e suas necessidades práticas (1 João 3:17-18).

Veja aqui: o que Deus diz sobre o dinheiro?

Deus é generoso. Ele nos dá muito mais do que merecemos porque Ele nos ama. Da mesma forma, devemos ser generosos com outras pessoas, mesmo se não merecem. Ser generoso é uma forma de mostrar o amor de Deus.

A generosidade nos ensina a não ser avarentos. Nosso sustento vem de Deus. Muitas pessoas não são generosas porque têm medo de ficar sem nada mas Deus promete suprir as necessidades de quem é generoso (Provérbios 11:25). As pessoas são mais importantes que dinheiro e bens.

A Bíblia nos ensina a ser generosos, especialmente com outros crentes. Todos que amam Jesus pertencem à mesma família e estão ligados por um amor muito especial. Quando a igreja começou, membros mais ricos até vendiam suas propriedades para ajudar os membros mais pobres! Ninguém passava necessidade porque todos cuidavam uns dos outros (Atos dos Apóstolos 4:34-35).

Veja também: cristão pode ser rico?

Resultados da generosidade

  • Alegria – tanto quem dá como quem recebe ficam alegres – Atos dos Apóstolos 20:35
  • Ação de graças – quem recebe louvará a Deus – 2 Coríntios 9:12
  • Amor – a generosidade aproxima pessoas – 2 Coríntios 9:14
  • Bênção – Deus abençoa quem dá com generosidade – Provérbios 19:17

Como ser generoso?

A generosidade é uma coisa que tem de ser praticada para se tornar natural. A Bíblia nos dá algumas recomendações para tornar a generosidade um hábito:

  • Dar com regularidade – é bom ter um compromisso para ajudar alguém ou algum ministério, colocando dinheiro de lado com regularidade – 1 Coríntios 16:2
  • Dar o que você pode – ser generoso não significa descuidar suas próprias necessidades e obrigações – 2 Coríntios 8:12-13
  • Dar com alegria – dar não é uma obrigação; você decide quanto quer dar – 2 Coríntios 9:7
  • Dar com sabedoria – é bom ver qual é a melhor maneira de ajudar antes de se comprometer; em alguns casos poderá ser dando dinheiro, ou comida, ou até atenção e carinho; peça sabedoria a Deus para aplicar bem sua generosidade – Tiago 1:5