Namoro na adolescência é pecado?

A Bíblia não diz que namoro na adolescência é pecado mas não é muito aconselhável. O namoro na adolescência raramente funciona. Na adolescência é muito melhor valorizar a amizade.

O objetivo do namoro é conhecer uma pessoa melhor, pensando na possibilidade de casamento. Mas na adolescência o namoro costuma ser virado para a “brincadeira”, sem pensar no futuro. O namoro na adolescência poucas vezes acaba em casamento mas muitas vezes acaba em lágrimas.

O namoro mexe muito mais com os sentimentos do que parece. Na adolescência é muito difícil lidar com os sentimentos, que são muito confusos. Namorar na adolescência pode tornar tudo mais confuso e difícil.

A Bíblia diz que não é boa ideia despertar o amor antes do tempo (Cânticos 8:4). O namoro aproxima duas pessoas e pode levar ao desejo de casar. Mas se isso acontecer quando os dois são muito jovens, terão de esperar durante vários anos até poderem casar. Quando o amor é despertado, esse tempo de espera poderá ser muito difícil para os dois.

Veja aqui: o que Deus diz sobre o namoro?

Qual é a idade certa para namorar?

A idade certa para começar a namorar varia de pessoa para pessoa. Em vez de pensar na idade para começar a namorar, é melhor refletir sobre alguns assuntos para ver se você está preparado:

Por que você quer namorar?

Namorar só por namorar é bobagem. A razão certa para começar a namorar é porque você gosta de uma pessoa e quer conhecê-la melhor, para ver se algum dia poderá dar em casamento.

Leia aqui: como deve ser o namoro cristão?

É mais que atração física?

Normalmente adolescentes querem namorar porque se sentem atraídos a alguém e querem dar beijos. Não pense somente em você. Isso é egoísta. Você apenas quer usar essa pessoa para satisfazer seus desejos ou quer conhecer melhor, amar, servir, ser companheiro? Não brinque com os sentimentos de outra pessoa, pensando somente em você (Filipenses 2:4).

A pessoa de quem você gosta é crente?

Se não é crente, não namore. A Bíblia não recomenda. Também não se iluda, pensando que depois você o irá converter (1 Coríntios 7:16). Esse não é nem nunca deve ser o objetivo de um namoro.

Veja também: um cristão pode namorar uma pessoa não cristã?

Quais são seus planos para o futuro?

Você quer fazer faculdade? Ter uma carreira em uma área específica? Mudar de cidade? Essas decisões vão afetar seus relacionamentos. Se você ainda tem muitos anos pela frente antes de ter independência completa, poderá ser muito cedo para começar a namorar (Provérbios 24:27).

Não tenha pressa! Você ainda tem muitos anos pela frente. Aproveite a adolescência e faça boas amizades (Eclesiastes 11:9-10). A amizade é a base de um bom relacionamento.

Atenção! Não desobedeça seus pais! Se eles acharem que você é muito novo para namorar, converse com eles sobre isso. Respeite seus pais (Efésios 6:1-3). Em vez de desobedecer, mostre com suas ações e atitudes que você tem maturidade para namorar.