Como saber se estou pronto para namorar?

Se você está fazendo essa pergunta, provavelmente é porque você quer namorar com alguém. O namoro é um tempo para conhecer melhor outra pessoa, pensando na possibilidade de casar no futuro. Namorar não é casar nem tem o mesmo tipo de compromisso que um casamento. Mas, mesmo assim, é bom pensar se você está pronto, sem se apressar.

A Bíblia não fala sobre namoro mas ensina algumas coisas importantes que se aplicam a todo tipo de relacionamentos. Não tem problema nenhum admitir que você não está pronto para namorar (Cânticos 8:4). Tudo tem seu tempo certo e namorar não garante felicidade (nem de perto!). Leve algum tempo para refletir sobre o namoro e aproveite cada momento, quer você namore, quer não.

Essas três perguntas poderão lhe ajudar a decidir se você está pronto para namorar:

Por que você quer namorar?

Qual é sua verdadeira razão para namorar? Não namore apenas para se sentir incluído ou para aumentar sua auto-estima. Esse não é o objetivo do namoro. Namorar pelas razões erradas só vai machucar você e a pessoa com quem você namora. Não brinque com os sentimentos de quem você gosta (Filipenses 2:4).

Veja aqui: o que Deus diz sobre o namoro?

Você quer amizade?

Um relacionamento precisa de mais que atração física. Se você gostaria de casar um dia no futuro, namorar ajuda a conhecer melhor a pessoa de quem você gosta. Aproveite o namoro para aprofundar a amizade (Romanos 12:10).

Veja também: como deve ser o namoro cristão?

Quais são seus planos para o futuro?

Você tem sonhos, planos, objetivos para o futuro? Nesse momento, você tem capacidade para namorar ou isso vai tornar tudo mais difícil em sua vida? Quais são suas prioridades? Não tenha pressa (Provérbios 24:27). Pense um pouco sobre o que você quer para o futuro antes de começar a namorar.