O diabo sabe nossos pensamentos?

A Bíblia não diz em lado nenhum que o diabo sabe o que nós pensamos. Nossos pensamentos são conhecidos apenas por nós e por Deus. Outras pessoas podem adivinhar e influenciar o que pensamos mas só Deus conhece nossa mente por completo.

A Bíblia diz claramente que nossos pensamentos não estão abertos ao público (1 Coríntios 2:11). Além de nós próprios, o único que tem acesso total aos nossos pensamentos é Deus. Ele nos criou e nos conhece por completo. Não há nada escondido de Deus (Salmos 139:1-4).

Jesus conhecia os pensamentos das pessoas porque ele é Deus (Mateus 9:4). Nossos corações não estão escondidos dele. Mesmo assim, Deus nos ama!

O diabo não tem o mesmo poder que Deus. Nem o diabo nem os demônios nos conhecem tão profundamente.

Descubra aqui: quem é o diabo?

O diabo pode descobrir nossos pensamentos?

Sim. O diabo não é burro. Ele é o mestre da mentira e da manipulação e os demônios também. Ele pode adivinhar alguns de nossos pensamentos fazer coisas para os influenciar.

Algumas pessoas são perspicazes e conseguem adivinhar mais ou menos o que outras pessoas estão pensando. Isso pode ser feito através da observação e do conhecimento sobre a natureza humana. Se nós conseguimos adivinhar o que outros estão pensando, o diabo e os demônios provavelmente conseguem também.

O diabo existe há muito tempo e sabe bastante sobre a natureza humana. Ele também sabe influenciar pensamentos. No jardim do Éden, ele influenciou Adão e Eva a comer o fruto proibido com suas palavras (Gênesis 3:4-6). Ele conhece os pensamentos que ele mesmo coloca no coração das pessoas.

Mas o diabo também comete erros. Ele pensava que conhecia as intenções de Jó. A maioria das pessoas são egoístas e o diabo assumiu que Jó era igual, que ele só servia a Deus por interesse (Jó 1:9-11). Mas Deus, que realmente conhecia o coração de Jó, sabia que ele era mesmo fiel. O diabo atacou a vida de Jó e tentou influenciá-lo a abandonar a Deus, mas não conseguiu! (Jó 1:20-22) O diabo não conhece nossa mente como Deus conhece.

Veja também: o diabo é o pai da mentira - o que isso significa?

Como podemos proteger nossos pensamentos do diabo?

A resposta simples é: submetendo-nos a Deus. O diabo tem poder para manipular quem vive debaixo do pecado mas, quando nos arrependemos e cremos em Jesus, ficamos livres! Já não pertencemos ao diabo, por isso podemos resistir à sua influência.

Veja aqui: o que significa se arrepender?

A Bíblia nos mostra alguns exemplos de pessoas que deixaram o diabo entrar em seus corações (Lucas 22:3-4; Atos dos Apóstolos 5:3-4). Eles abriram as portas e o diabo entrou. Mas nós devemos dizer “não” ao diabo.

Precisamos nos submeter a Deus e resistir ao diabo (Tiago 4:7). Isso significa que, quando temos pensamentos ruins, devemos rejeitá-los e escolher crer na verdade de Deus. Quanto mais centramos nossos pensamentos em Deus, menos espaço haverá para a influência do diabo (Colossenses 3:2).