O que a Bíblia diz sobre imagens?

A Bíblia diz que imagens são coisas mortas que não devemos adorar. Imagens estão muitas vezes associadas a idolatria (adoração de coisas que não são Deus).

O 2º Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens (Êxodo 20:4-5). Isso é idolatria. Só Deus é digno de adoração, mais ninguém. Imagens não têm poder algum porque são coisas mortas, criadas por pessoas. Não trazem sorte nem abrigam um deus (Jeremias 10:5).

Imagens que não são idólatras são permitidas na Bíblia para embelezar lugares. No templo havia imagens de flores e frutas para decoração. No Santo dos Santos e na Arca da Aliança havia imagens de querubins, para lembrar que esse era um lugar sagrado (1 Reis 6:27-29).

Quando o povo no deserto estava morrendo de picadas de cobras, Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Todo o que olhasse para ela seria curado. Não era preciso adorá-la nem sequer orar para ela, só olhar (Números 21:8-9). Mas quando o povo começou a adorar a estátua, o rei Ezequias a destruiu, porque se tinha tornado idolatria (2 Reis 18:4).

Posso ter imagens em casa?

Deus não tem problema com arte mas não é bom ter imagens ligadas à idolatria em casa (santos, budas, deuses hindus, …). Se uma imagem leva você ou outra pessoa a pecar, adorando outra coisa que não é Deus, jogue fora (Mateus 18:8-9). Se uma imagem em casa lhe deixa desconfortável (talvez por causa do tema), será melhor se livrar dela.

Veja aqui mais: cristãos podem ter imagens em casa?

Atenção: uma imagem poderá não ter significado nenhum para uma pessoa mas ser um símbolo de idolatria para outra. Cada pessoa precisa seguir sua consciência.