Qual é a diferença entre venerar e adorar?

É bastante difícil distinguir entre veneração e adoração. A Igreja Católica define veneração como a honra especial dada a Maria e aos santos, e adoração como a honra suprema que somente Deus merece. A idolatria é rejeitada na Igreja Católica mas a veneração aos santos praticada por muitos católicos se parece muito com a adoração a semi-deuses.

A Bíblia é muito clara: somente devemos adorar a Deus. Não existe outro Deus e nada mais merece nossa devoção total. Quando algo ou alguém se torna mais importante que Deus em nossas vidas, isso é idolatria.

No ensinamento católico, veneração é ligeiramente diferente de adoração. Venerar significa ter um grande respeito por alguém. A Bíblia diz que devemos dar o devido respeito a quem merece (Romanos 13:7). Não tem nada de errado em lembrar alguém e celebrar sua vida, se respeitamos o que fez. O problema é a forma que a “veneração” aos santos toma no Catolicismo.

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A veneração aos santos na Igreja Católica

No Catolicismo, a veneração não se limita a respeitar e celebrar a memória dos santos. Os fiéis são incentivados a prestar culto aos santos e a orar para eles. Isso não é certo.

Somente devemos prestar culto a Deus (Êxodo 20:4-6). Somente Ele merece essa glória. Podemos honrar outras pessoas e tirar tempo para mostrar quanto as amamos, mas não devemos prestar culto a outro que não seja Deus.

O mandamento sobre não prestar culto a outros deuses não se aplica apenas a imagens. Os pagãos acreditavam que suas imagens representavam seus deuses e seu poder vinha da presença dos deuses invocada sobre as imagens. Assim, a imagem simbolizava o deus que era o ídolo. Além disso, eles tinham semi-deuses, que eram menos importantes mas também recebiam alguma adoração. Prestar culto a alguém é, no mínimo, chegar perigosamente perto da idolatria (1 João 5:21).

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A Bíblia não diz em lado nenhum que devemos orar para Maria nem para os santos. Primeiro, eles estão fisicamente mortos. Espiritualmente, os salvos continuam vivos e esperam pela ressurreição no fim dos tempos. No entanto, é muito difícil dizer ao certo em que estado estão nesse meio-tempo. Não existe evidência nenhuma na Bíblia de que eles estão observando o que está acontecendo aqui na terra nem que eles ouvem orações.

Na verdade, a Bíblia diz que não devemos invocar os mortos (Deuteronômio 18:10-12). No paganismo, a ideia de falar com os mortos vem da crença que eles ainda estão vivos em uma dimensão espiritual. A Bíblia não faz distinção entre os espiritualmente mortos e os espiritualmente vivos. Não devemos invocar os mortos e pronto.

Pela própria lógica católica, os santos somente poderiam nos ouvir através de Jesus. Ora, se vamos pedir aos santos para pedir algo a Jesus e esse pedido já vai passar por Jesus, por que não pedir logo para Jesus? Esse é um sistema um pouco burocrático.

Na Bíblia aprendemos que é bom orar uns pelos outros (Tiago 5:16). Não há nada de errado em pedir a alguém para orar por nós (desde que não comecemos a depender demais dessa pessoa). Mas isso é muito diferente da “veneração” oferecida aos santos. As orações a Maria e aos santos são muito mais parecidas com as súplicas que deveriam ser dirigidas a Deus (Filipenses 4:6).

A confusão fatal entre venerar e adorar

Além disso, muitos católicos não conhecem a diferença entre venerar e adorar. A veneração aos santos e a Maria é tão parecida com adoração que muitos adoram em vez de venerar. Sua esperança está mais no poder dos santos do que no poder de Deus. Isso é um problema muito grave.

A devoção que muitos católicos têm por Maria e pelos santos é preocupante. Sim, há muitos bons exemplos que devem ser seguidos mas somente devemos dedicar nossa vida a Deus. Podemos ter amor e dedicação por várias pessoas e causas mas mas quando isso se torna mais importante que a devoção a Deus, é idolatria.

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Diante de um problema tão sério de idolatria, seria melhor tomar a atitude do rei Ezequias. Muito tempo antes, Deus tinha mandado Moisés construir uma serpente de bronze no deserto. Quem olhasse para a serpente seria curado das picadas de cobras, que estavam infestando o acampamento. Mas, no tempo de Ezequias, as pessoas adoravam a serpente de bronze. Por isso, Ezequias destruiu a imagem (2 Reis 18:3-4).