O que a Bíblia diz sobre o amor?

A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8) e que o amor é uma escolha que marca a vida e as atitudes daqueles que seguem a Deus.

Além disso, a Bíblia descreve o amor como uma característica que distingue aqueles que são de Deus, é um dos frutos do Espírito, como é possível comprovar em Gálatas 5:22.

Por isso nós somos encorajados a amar o nosso próximo com um amor puro e não carnal. Quem ama a Deus tem que amar as pessoas à sua volta (1 João 4:7).

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre ajudar o próximo?

Amar os amigos e família é fácil, porque amar alguém que nos faz bem é natural. No entanto, Jesus veio ao mundo para trazer um mandamento que nem sempre é fácil cumprir: devemos amar os nossos inimigos e orar por aqueles que nos maltratam (Mateus 5:44). Para isso é preciso a ajuda do Espírito Santo, não é possível cumprir essa ordem pelas nossas próprias forças.

Veja também: o que Deus fala sobre o amor entre um casal?

Deus é movido por amor e por amor a nós Deus enviou o Seu Filho Jesus à cruz, para a salvação de todas as pessoas que creem.

Mas como é o amor genuíno?

O grego distingue três tipos de amor, o amor Eros, Philos e Ágape.

O amor de Deus que é revelado na Bíblia é o amor Ágape, um amor genuíno, incondicional e perfeito. Esse amor verdadeiro é descrito em 1 Coríntios 13:4-7, uma passagem bíblica muito usada em leituras em casamentos.

Veja aqui: o que é o amor?

O amor genuíno tem um grande poder, é capaz de afastar o medo (1 João 4:18). Quando o amor de Deus habita no coração de uma pessoa, ela é mais forte, mais feliz e mais confiante.