O que é atalaia?

Atalaia significa sentinela, ou vigia. Deus chamou Ezequiel de atalaia, ou sentinela, do povo de Israel. No sentido espiritual, a atalaia é alguém que avisa as pessoas que precisam de deixar o pecado e obedecer a Deus.

O que fazia a atalaia?

A atalaia era a pessoa que ficava de sentinela na cidade para avisar de perigo. A atalaia ficava num ponto alto com boa visibilidade, como uma torre ou os muros da cidade. Assim, os inimigos não podiam apanhar a cidade de surpresa, porque a atalaia podia vê-los aproximando.

A atalaia precisava estar atento no seu turno de trabalho, porque a segurança da cidade dependia dela. Se não visse o inimigo a tempo, a cidade não teria chance de se defender e seria destruída. Não avisar do perigo era traição e podia custar muitas vidas (Ezequiel 33:6).

A atalaia de Deus

Deus disse que Ezequiel era uma atalaia, porque ele tinha a missão de avisar o povo do perigo do pecado. Eles precisavam se arrepender para serem salvos do castigo de Deus. Ezequiel, como profeta de Deus, tinha o dever de entregar essa mensagem (Ezequiel 33:7). Se ele não fizesse, ele também seria culpado pelo castigo dos pecadores, porque não lhes deu a chance de se arrependerem.

O cristão também precisa ficar de vigia. Jesus deu a todos os discípulos a missão de anunciar a salvação a todos os povos (Mateus 28:18-20). Podemos ser atalaias, chamando as pessoas ao arrependimento dos pecados e à fé em Jesus. A salvação de Jesus não é algo que podemos guardar só para nós, outras pessoas precisam ouvir para serem salvas.

Ser atalaia é uma grande responsabilidade. Para fazer o trabalho bem, precisamos ficar atentos a Deus, orando e lendo a Bíblia.