Quem é o anjo Rafael?

De acordo com a tradição católica, o anjo Rafael é um anjo de cura. Ele é chamado de arcanjo, como o anjo Miguel. O anjo Rafael não aparece na Bíblia.

O anjo Rafael aparece apenas no livro apócrifo de Tobias. Segundo esse livro, Rafael ajudou um jovem chamado Tobias em sua viagem. Tobias encontrou o anjo Rafael na estrada, disfarçado de homem. Rafael o ajudou a encontrar o caminho e a apanhar um peixe.

Veja aqui mais sobre os livros apócrifos.

Seguindo o conselho de Rafael, Tobias guardou o fígado, o coração e o fel do peixe. O anjo Rafael guiou Tobias para a casa de uma mulher chamada Sara, para casar com ela. Todos os outros homens que tinham casado com Sara tinham sido mortos por um demônio na noite de núpcias. Mas o anjo Rafael orientou Tobias a usar o coração e o fígado do peixe para afugentar o demônio.

Tobias casou com Sara e sobreviveu à noite de núpcias. Então ele voltou com a esposa para a casa de seu pai, que era cego. Instruído pelo anjo Rafael, Tobias usou o fel do peixe para curar a cegueira de seu pai. Depois, o anjo Rafael desapareceu e Tobias não o viu mais.

O que a Bíblia fala sobre o anjo Rafael?

A Bíblia não fala nada sobre um anjo chamado Rafael. O livro de Tobias é apócrifo (não aceite como divinamente inspirado) e não aparece na Bíblia protestante. A Bíblia somente fala o nome de dois anjos de Deus: Gabriel e Miguel.

Miguel é chamado um dos príncipes dos anjos, ou arcanjo (Daniel 10:13). Isso significa que poderão haver outros arcanjos mas não sabemos quantos são nem seus nomes. Não podemos dizer se existe de verdade um anjo chamado Rafael porque a Bíblia não nos dá essa informação.

Leia aqui: quem é o arcanjo Miguel?

Devemos orar para o anjo Rafael?

Não, não devemos orar para o anjo Rafael, nem para qualquer outro anjo. Somente devemos orar para Deus. Os anjos nos ajudam mas obedecem somente às ordens de Deus. Toda ajuda vem de Deus (Apocalipse 22:8-9).

Descubra aqui mais sobre os anjos na Bíblia.

É Deus quem cura e dá orientação. É Ele quem tem o poder para nos ajudar. Os anjos são apenas instrumentos para cumprir Sua vontade, como todos os servos de Deus. Por isso, devemos focar nossa atenção em Deus, não em anjos (Colossenses 2:18).