Estudo e explicação do Salmo 121

Este é um dos mais belos salmos da Bíblia, sem dúvida um salmo de fé! Provavelmente foi escrito num contexto de batalha ou em viagens e seus perigos, mas de qualquer maneira vemos que Deus é fiel e protetor, pois socorre seu povo.

Salmo 121 completo

  1. Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
  2. O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
  3. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
  4. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
  5. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
  6. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
  7. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
  8. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Salmo 121:1-8 ARA)

O meu socorro vem do Senhor

meu socorro vem do senhor

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.

Salmo 121:1-2

Ao observamos estes versículos, percebemos uma aflição, mas também uma convicção. É curioso que o povo hebreu buscava ajuda divina nos cumes dos montes, ora ao Deus verdadeiro, ora a outros deuses como Baal. Há que se lembrar que havia muita idolatria à volta de Israel. Queimava-se incensos em favor de deuses.

Mas o salmista, mesmo sabendo de tudo isso, faz a pergunta “de onde me virá o socorro”? A resposta vem a seguir. “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”, isto é, o verdadeiro Deus! Esta foi a resposta do salmista. Ele confiava no Senhor e sabia que o cuidado e consolação viriam Dele.

Deus sempre nos protege

proteção de deus

“Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.”

Salmo 121:3-4

O Senhor não dorme, não vacila! Ele nos guarda, está conosco! Os Seus olhos estão em toda parte e atentos a tudo que acontece (Provérbios 15:3). Segundo estudiosos, o salmista não tinha a preocupação de ser esquecido. Elias zombou dos profetas de Baal, sugerindo que o deus deles dormia, quando mais precisavam dele (1Rs 18:27).

Se o Senhor não guarda, estamos perdidos (Salmo 127:1). Ele não se cansa (Isaías 40:28).

Deus é como uma sombra que não desgruda

deus sombra

“O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.”

Salmo 121: 5-6

A nossa sombra não desgruda da gente! Essa é a ideia que este versículo quer transmitir. Para mostrar que o Senhor está perto de nós para nos guardar e proteger. Pelo fato do Senhor estar vigilante e de guarda o tempo inteiro, nada acontece sem Ele saber. Nenhuma tempestade, roubo, problema de saúde entre outros, acontece sem o conhecimento do Senhor e Ele, somente Ele, tem o poder para não deixar que nada aconteça comigo e com você. Fato curioso é que a experiência da presença de Deus feita através da nuvem de dia e coluna à noite que acompanhavam o povo no deserto.

O poder do Senhor não tem comparação

poderoso deus

“O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”

Salmo 121:7-8

Somente o Senhor todo poderoso é que guardará nossa vida, em todo tempo! Ele nos protegerá, não nos deixará. Ele é o Senhor que criou os céus e a terra, o poder Dele não tem comparação (Isaías 45:7); (Efésios 6:10). O Senhor sempre estará conosco! (Mateus 28:20)

Não importa as circunstâncias que estamos vivendo. Ele é nosso Deus! Vamos lembrar das palavras do apóstolo Paulo em Romanos 8:35-39:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”

Romanos 8:35-39

Através do Salmo 121 aprendemos que só o Senhor pode nos socorrer em meio às lutas e desafios de nossa vida. Só o Senhor pode nos proteger de qualquer coisa, pois, Seus olhos estão em toda parte (Provérbios 15:3). Só o Senhor é o Deus todo poderoso, criador do céu e da terra, que se preocupa tanto conosco que não nos deixa, pois, Sua promessa é que estará sempre conosco (Mateus 28:20).

Deus é o nosso Guarda fiel, Ele está sempre presente e pronto a prestar socorro aos seus fiéis. Quando nos sentirmos impotentes e fracos perante as dificuldades da vida, devemos exercer confiança total no Senhor. Dele provém a nossa ajuda em todos momentos.

Veja também: Salmo 23 - O Senhor é meu pastor