Este é um dos mais belos salmos da Bíblia, sem dúvida um salmo de fé e confiança em Deus!
Provavelmente foi escrito num contexto de batalha ou em viagens e seus perigos, mas de qualquer maneira vemos que Deus é fiel e protetor, pois socorre o seu povo.
Salmo 121
1. Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2. O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
3. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
4. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
5. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
6. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
7. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
8. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.- Salmo 121:1-8 ARA
O meu socorro vem do Senhor
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
- Salmo 121:1-2
Ao observamos estes versículos, percebemos uma aflição, mas também uma convicção. É curioso que o povo hebreu buscava ajuda divina nos cumes dos montes, ora ao Deus verdadeiro, ora a outros deuses como Baal. Há que se lembrar que havia muita idolatria à volta de Israel. Queimavam-se incensos em favor de deuses.
Mas o salmista, mesmo sabendo de tudo isso, faz a pergunta “de onde me virá o socorro”? A resposta vem a seguir. “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”, isto é, o verdadeiro Deus! Esta foi a resposta do salmista. Ele confiava no Senhor e sabia que o cuidado e consolação viriam Dele.
Confiança e proteção
“Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.”
- Salmo 121:3-4
O Senhor não dorme, não vacila! Ele nos guarda, está conosco! Os Seus olhos estão em toda parte e atentos a tudo que acontece (Provérbios 15:3). Segundo estudiosos, o salmista não tinha a preocupação de ser esquecido. Elias zombou dos profetas de Baal, sugerindo que o deus deles dormia, quando mais precisavam dele (1 Reis 18:27).
Se o Senhor não guarda, estamos perdidos (Salmo 127:1). Ele não se cansa (Isaías 40:28).
Deus está à sua direita
“O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.”
- Salmo 121: 5-6
A nossa sombra não desgruda da gente! Essa é a ideia que este versículo quer transmitir. Para mostrar que o Senhor está perto de nós para nos guardar e proteger. Pelo fato do Senhor estar vigilante e de guarda o tempo inteiro, nada acontece sem Ele saber. Nenhuma tempestade, roubo, problema de saúde, entre outros, acontece sem o conhecimento do Senhor e Ele, somente Ele, tem o poder para não deixar que nada aconteça comigo e com você. Fato curioso é que a experiência da presença de Deus feita através da nuvem de dia e coluna à noite que acompanhavam o povo no deserto.
O Senhor te protegerá de todo mal
“O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”
- Salmo 121:7-8
Somente o Senhor todo-poderoso é que guardará a nossa vida, em todo o tempo! Ele nos protegerá, não nos deixará. Ele é o Senhor que criou os céus e a terra, o poder Dele não tem comparação (Isaías 45:7); (Efésios 6:10). O Senhor sempre estará conosco! (Mateus 28:20)
Não importa as circunstâncias que estamos vivendo. Ele é nosso Deus! Vamos lembrar das palavras do apóstolo Paulo em Romanos 8:35-39:
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”
- Romanos 8:35-39
Através do Salmo 121 aprendemos que só o Senhor pode nos socorrer em meio às lutas e desafios da nossa vida. Só o Senhor pode nos proteger de qualquer coisa, pois, Seus olhos estão em toda parte (Provérbios 15:3). Só o Senhor é o Deus todo-poderoso, criador do céu e da terra, que se preocupa tanto conosco que não nos deixa, pois, Sua promessa é que estará sempre conosco (Mateus 28:20).
Deus é o nosso Guarda fiel, Ele está sempre presente e pronto a prestar socorro aos seus fiéis. Quando nos sentirmos impotentes e fracos perante as dificuldades da vida, devemos exercer confiança total no Senhor. Dele provém a nossa ajuda em todos os momentos.
Veja também: