Salmo 121 - Explicado

Este é um dos mais belos salmos da Bíblia, sem dúvida um salmo de fé! Não temos a certeza se este salmo foi escrito num contexto de batalha ou em viagens e seus perigos, mas de qualquer maneira pode-se dizer, com certeza, que o salmista não temia nenhum perigo.

O socorro vem do Senhor

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.”

Ao observamos estes versículos, percebemos uma aflição, mas também uma convicção. Uma curiosidade em relação ao povo hebreu é que o “levanto os meus olhos para os montes” era muito comum, no sentido literal mesmo. Nessa época, os montes eram lugares onde se queimavam incensos, aos mais diversos deuses. Há que se lembrar que havia muita idolatria na época, como Baal entre outros. Sabendo disso, o salmista faz a pergunta “De onde me vem o socorro”? A resposta vem a seguir. “Meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”, isto é, o verdadeiro Deus! Esta foi a resposta do salmista. Ele confiava no Senhor e sabia que o cuidado e consolação viriam dele.

Deus sempre nos protege

“Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta, sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!”

Segundo um comentário da Bíblia de Genebra, o salmista não tinha a preocupação de ser esquecido pelo Senhor. O que não aconteceu, por exemplo, com seguidores de outros deuses, como os profetas de Baal (1 Reis 18:27). Nesta passagem, Elias tirou sarro deles sugerindo que o deus deles estava dormindo quando mais precisavam dele.

O Senhor não dorme, não vacila! Ele nos guarda, está conosco! Os Seus olhos estão em toda parte e atentos a tudo que acontece (Provérbios 15:3). Se o Senhor não guarda, estamos perdidos (Salmos 127:1). Ele não se cansa (Isaías 40:28).

Deus é como uma sombra que não desgruda

“O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.”

A nossa sombra não desgruda da gente! Essa é a ideia que este versículo quer transmitir. Para mostrar que o Senhor está perto de nós para nos guardar e proteger.

Pelo fato do Senhor estar vigilante e de guarda o tempo inteiro, nada acontece sem Ele saber. Nenhuma tempestade, roubo, problema de saúde, entre outros, acontece sem o conhecimento do Senhor e Ele, somente Ele, tem o poder para não deixar que nada aconteça comigo e com você.

O poder do Senhor não tem comparação

“O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.”

Somente o Senhor todo poderoso é que guardará nossa vida, em todo tempo! Ele nos protegerá, não nos deixará. Ele é o Senhor que criou os céus e a terra, o poder dele não tem comparação (Isaías 45:7); (Efésios 6:10). O Senhor sempre estará conosco! (Mateus 28:20)

Não importa as circunstâncias que estamos vivendo. Ele é nosso Deus! Vamos lembrar das palavras do apóstolo Paulo em Romanos 8:35-39:

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”