O que significa "sede santos porque eu sou santo"?

A Bíblia diz que devemos ser santos porque Deus é santo. Isso significa que a santidade de Deus é a razão por que devemos (e podemos) ser santos. Santidade é dedicação total a Deus.

Em Levítico 11:44-45 e Levítico 19:2, Deus ordenou os israelitas a serem santos. Eles deveriam ser diferentes de outros povos, procurando servir a Deus em suas vidas. 1 Pedro 1:15-16 mostra que esse mandamento agora se aplica a todos que crêem em Jesus.

Sejam santos...

A santidade é principalmente um estado do coração. Quem é santo ama a Deus e é dedicado a Ele.

Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, ele nos torna santos. Nossos pecados são todos apagados e somos purificados (1 Coríntios 6:11). Agora vivemos para agradar a Deus, não para o pecado. Podemos entrar na presença de Deus sem medo, porque já fomos perdoados (Hebreus 10:22).

Essa santidade deve se refletir em nossas vidas. Não podemos mais ficar conformados com o pecado! Com a ajuda de Jesus, podemos lutar contra o pecado em nossas vidas e aprender a viver de maneira diferente (2 Coríntios 7:1). Ainda vamos cometer erros mas, em Jesus, temos poder para mudar.

Veja também: o que é santidade?

...porque eu sou santo

Mas por que a santidade é tão importante? Porque Deus é santo! Deus é inteiramente puro e perfeito (Isaías 5:16). Ele detesta o pecado mas ama o bem.

Quem ama a Deus não quer fazer o que Deus detesta. Deus nos ama tanto que deu Seu único filho para nos salvar do pecado! Quando entendemos isso, devemos sentir amor e gratidão a Deus.

É impossível retribuir o que Deus fez por nós, mas podemos mostrar nossa gratidão procurando agradar a Deus. E podemos agradar a Deus através da fé e da busca por santidade. Não buscamos mais ser santos por medo de terrível retribuição, mas sim porque amamos a Deus e amamos o bem (Romanos 12:1-2).

Leia aqui: o que é santificação?

Não estamos sozinhos na busca por santidade. O Deus santo e todo-poderoso está conosco, nos ajudando e ensinando com amor e carinho.