Um cristão pode jogar videogame?

Sim, um cristão pode jogar videogame, se isso não afetar negativamente sua vida. A Bíblia não é um conjunto de regras sobre tudo que podemos ou não podemos fazer. Cada um tem liberdade para decidir. O que a Bíblia nos dá é orientações sobre como decidir.

A Bíblia fala de videogame?

Não, a Bíblia não fala de videogame, porque só foi inventado no século XX. Mas a Bíblia tem alguns conselhos que podemos aplicar aos videogames:

  • Evitar extremos – não é bom proibir completamente (Colossenses 2:20-21) nem jogar sem limites (1 Coríntios 6:12).
  • Não se vicie – se você notar que está passando muitas horas jogando e isso está afetando seus outros compromissos, então pare de jogar. Se você não consegue parar sozinho, procure ajuda.
  • Ouvir a consciência – um jogo de vídeo pode ser inofensivo para uma pessoa mas ser muito mau para outra. Cada um deve refletir sobre o que está jogando e, se pesar a consciência, é melhor parar (Romanos 14:22).
  • Evitar videogames muito maus – há jogos de vídeo que passam dos limites. Faça uma pesquisa antes de comprar um jogo e veja a idade recomendada. É boa ideia evitar jogos com muita violência, muita pornografia e muitos elementos satânicos.
  • Respeitar os outros – seja qual for sua opinião, tente compreender o outro lado e não cause problemas à fé do seu irmão (Romanos 14:13).