O que a Bíblia diz sobre jogos de azar?

A Bíblia não fala sobre jogos de azar como os conhecemos hoje mas diz que devemos ser prudentes com o nosso dinheiro e não ser controlados pelo vício. Também diz que o dinheiro ganho de forma desonesta não agrada a Deus.

As pessoas lançavam sortes, na Bíblia, para dividir bens ou tomar decisões de forma justa e imparcial, não para ganhar dinheiro (Josué 18:10; Atos dos Apóstolos 1:26). Era Deus quem decidia o resultado e não as pessoas, portanto não havia razão para reclamar de injustiça (Provérbios 16:33). É um pouco como lançar sortes para ver quem vai lavar a louça hoje e quem vai fazer amanhã.

Veja aqui: jogar baralho é pecado?

Jogar é errado?

O jogo em si não é o problema. A maior parte dos jogos de azar podem ser jogados sem dinheiro ou com substitutos, como dinheiro de brincar. E participar numa rifa para uma cesta de Natal para ajudar uma instituição caridosa não é errado.

Veja também: um cristão pode jogar na loteria?

O problema é a intenção por trás do jogo. “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” e quem corre atrás de dinheiro fácil acaba caindo em muitas dificuldades (1 Timóteo 6:9-10). A Bíblia ensina a ser prudente com o dinheiro e a poupar aos poucos (Provérbios 13:11). Participar em jogos de azar não é prudente. Esses jogos são feitos para você não ganhar, as probabilidades estão sempre contra você. Às vezes deixam você ganhar um pouco para achar que pode ganhar mais e continuar, mas no fim você gasta muito mais do que ganha. É muito fácil viciar. O cristão tem liberdade para escolher mas não se deve deixar dominar pelo vício (1 Coríntios 6:12).

Quem é responsável precisa cuidar de sua família (1 Timóteo 5:8). Muita gente viciada no jogo deixa de sustentar a família para continuar jogando. Para quem quer ganhar, é bom lembrar que se ganhar vai ser à custa de muitas famílias destroçadas. É ganho desonesto. Além disso, a maioria das pessoas que ganham muito dinheiro rápido no jogo também perde esse dinheiro rápido. Dinheiro fácil vai fácil. Portanto, se você se sentir tentado pelo vício ou sentir que não está agindo bem, não jogue.