Ser rico não é pecado, quando o dinheiro foi ganho de forma honesta. A Bíblia dá exemplos de homens ricos que foram fiéis a Deus, como Abraão e Jó. Mas Salomão, que era o homem mais rico de sua época, reconheceu que a riqueza não traz satisfação (Eclesiastes 5:10). Com muito ou pouco dinheiro, a satisfação é uma bênção que vem de Deus.
A riqueza traz muitas vantagens mas também muitas responsabilidades. Quanto mais rico uma pessoa é, maior é a responsabilidade. Muitas pessoas ricas não conseguem descansar devido à preocupação com suas responsabilidades. Às vezes é melhor ter menos dinheiro com menos preocupação (Provérbios 15:16).
Muitas pessoas querem ser ricas porque acham que vão encontrar segurança e satisfação no dinheiro. Mas a riqueza pode desaparecer em um instante! Colocar a confiança no dinheiro não é sensato (Provérbios 23:4-5).
É pecado querer ser rico?
Não, querer ser rico não é pecado, mas é perigoso. A Bíblia avisa que o desejo por riqueza pode causar muitos problemas e as riquezas não trazem satisfação. Querer ser rico não deve ser a prioridade na vida do crente.
1 Timóteo 6:9-10 revela que o desejo por riqueza pode levar à ruína. Quando querer ser rico se torna a prioridade, o crente acaba se desviando da fé. Agradar a Deus deve ser sempre mais importante que ficar rico, para o crente (Mateus 6:24).
Então, o que o crente deve querer?
O crente deve querer agradar a Deus e ter o suficiente para viver (1 Timóteo 6:6-8). Quem não consegue encontrar contentamento quando tem o suficiente para viver também não encontrará quando tiver muito dinheiro. Deus supre as necessidades do crente, mas nem sempre dá grande riqueza.
A Bíblia diz que quando nos preocupamos com o Reino de Deus, tudo mais que precisamos na vida será suprido (Lucas 12:29-31). O grande objetivo do crente é viver para agradar a Deus. Em alguns casos, o resultado natural será ficar rico, mas em outras situações, significa ficar mais pobre.
Veja também: cristão pode ser rico?
Por exemplo, um crente que decide fazer o melhor trabalho que pode, de forma honesta, para a glória de Deus, provavelmente subirá na carreira e ficará rico. Por outro lado, um crente rico pode se sentir chamado a doar seus bens aos pobres, para a glória de Deus, escolhendo viver de forma mais simples. Ambos serão abençoados por Deus.
Veja aqui: o que Deus diz sobre dinheiro