Introduzindo: o livro de Eclesiastes

Eclesiastes é um dos livros de sabedoria da Bíblia, que explora o problema do sentido da vida. O autor analisa sua vida e o mundo à sua volta, mostrando a inutilidade de muitas das coisas em que as pessoas confiam. O livro tem também conselhos sábios e aponta para o verdadeiro sentido da vida: Deus.

Eclesiastes significa “pregador” ou "alguém que fala para uma assembleia”.Eclesiastes - O sentido da vida  21º livro do Antigo Testamento  Nº de capítulos: 12  Tipo de livro: sabedoria  Autor: provavelmente Salomão

Por que ler Eclesiastes?

O livro de Eclesiastes obriga a pensar na vida e nas coisas em que você coloca sua confiança. Qual é o sentido da vida? De onde vem a verdadeira satisfação? Existe justiça no mundo? Como viver uma vida de valor? Eclesiastes não dá respostas fáceis mas ensina lições profundas.

Que tipo de livro é Eclesiastes?

Eclesiastes é um dos livros de sabedoria da Bíblia. Um livro de sabedoria é um texto escrito com o propósito de ensinar. Eclesiastes é uma lição sobre a vida, com reflexões profundas mas também conselhos práticos.

Como foi escrito?

Eclesiastes provavelmente foi escrito por Salomão, em Israel, por volta do século X a.C. (Eclesiastes 1:1) É possível que o livro tenha sido editado por outra pessoa mais tarde, mas não podemos ter a certeza disso. O livro foi escrito na época de maior prosperidade de Israel, provavelmente mais para o fim da vida de Salomão.

Veja aqui mais sobre quem escreveu Eclesiastes.

Temas centrais em Eclesiastes:

  • A falta de sentido na vida humana
  • A futilidade da riqueza e do poder
  • As injustiças da vida
  • A morte é inevitável
  • A importância de desfrutar da vida e de temer a Deus

Leia e reflita:

  • Muitas pessoas se identificam com os sentimentos expressos nesse livro. Você também já sentiu que a vida não tem sentido?
  • Muitas pessoas acham que a solução para o vazio no seu coração é dinheiro, fama, poder, educação, conhecimento, prazeres de todos os tipos… Salomão teve todas essas coisas. Qual foi a conclusão dele?
  • Quais são as coisas em que você tem confiado para dar sentido à vida? Será que dão mesmo sentido?
  • Eclesiastes foi escrito antes de Jesus vir ao mundo. Como é que a salvação e a vida eterna mudam o quadro?

Veja também: qual é o sentido da vida?

A organização do livro de Eclesiastes:

Introdução: nada faz sentido - capítulo 1

Eclesiastes começa com o “filho de Davi, rei em Jerusalém” declarando que tudo é inútil, sem sentido (Eclesiastes 1:1-2). A natureza segue seu curso, a História se repete, mas ninguém se lembra do passado. Salomão dedicou sua vida ao conhecimento e à sabedoria mas não encontrou satisfação nem sentido para sua vida.

Não há sentido no prazer, na sabedoria nem no trabalho - capítulo 2

Salomão gastou suas riquezas nos prazeres da vida: comida, bebida, bens, música, mulheres, grandes construções… Mas nada dessas coisas deu sentido à sua vida. Ele chegou à conclusão que também não vale a pena trabalhar muito e acumular riqueza quando um dia se vai morrer e deixar tudo para trás. Ele viu que a sabedoria não salva ninguém da morte e que é uma bênção de Deus poder desfrutar do presente (Eclesiastes 2:24).

Tudo tem seu tempo - capítulo 3

As coisas da vida são passageiras, não duram para sempre. Assim como não vivemos sempre em alegria e paz, também não vamos viver para sempre na tristeza, no medo e no sofrimento. Cada coisa tem seu tempo certo e Deus está no controle de tudo.

As injustiças da vida - capítulos 3-4

Salomão viu que as pessoas muitas vezes não se dedicam à justiça, preferindo a maldade, e estão sempre em competição umas com as outras. Algumas pessoas trabalham sem parar para acumular dinheiro mas não desfrutam dela, quando poderiam gastar mais tempo com a família e os amigos (Eclesiastes 4:8). A sabedoria pode tornar um homem pobre em um rei mas não garante que seus sucessores sejam bons.

A importância de temer a Deus - capítulo 5

Deus está muito acima da humanidade. Todas as outras coisas são inúteis mas a reverência a Deus faz sentido. Não se deve fazer pouco caso de Deus.

O dinheiro não satisfaz - capítulos 5-6

Muitas pessoas procuram a felicidade na riqueza, mas ela nunca traz satisfação. Para quem ama o dinheiro, nunca há dinheiro suficiente. As pessoas querem sempre mais mas não sabem desfrutar dos bens que têm (Eclesiastes 5:10-11). É melhor ter menos com paz e contentamento, do que ter muita riqueza com frustração e preocupação constante. De qualquer jeito, no fim ninguém pode levar seu dinheiro consigo quando morre.

Conselhos e pensamentos sábios - capítulo 7

Nesse capítulo, Salomão dá vários conselhos úteis sobre como viver bem, agradando a Deus. É melhor ter boa reputação, temer a Deus e ser sábio do que ser rico e tolo. O sábio evita os perigos da ira e da imoralidade sexual, mas a maioria das pessoas corre atrás de intrigas.

Leia aqui a história de Salomão.

A importância da justiça e de honrar o rei - capítulo 8

O rei tem muito poder, por isso não é sensato se virar contra ele. Quem é leal e de confiança vive em paz e segurança. Mas o mundo está cheio de pessoas que cometem injustiças. O pecado pode até parecer que compensa mas no fim Deus fará justiça e recompensará quem é justo.

Desgraça e morte atingem a todos - capítulo 9

Não há forma de escapar da morte. As pessoas ruins morrem e as pessoas boas também, os sábios e os tolos (Eclesiastes 9:2-3). Também não podemos evitar as desgraças do acaso com nossas ações. Nem sempre recebemos o que merecemos nessa vida mas podemos desfrutar das coisas boas que Deus nos dá e ser gratos a Ele por isso.

Outros conselhos e pensamentos sábios - capítulos 9-11

A sabedoria é melhor do que ter muita força ou riqueza, por que dá mais garantia de sucesso. Mesmo assim a sabedoria nem sempre é apreciada e as pessoas fazem tolices. O trabalho do tolo é muito menos eficaz que o trabalho do sábio, que é diligente e não se deixa levar pela preguiça.

Conselhos para jovens - capítulos 11-12

A juventude é a época para aproveitar a vida mas tudo deve ser feito com reverência a Deus. A força da juventude não dura para sempre e todos envelhecem, perdendo muitos de seus prazeres. Um dia você vai morrer e vai ter de prestar contas a Deus. Por isso, siga a Deus desde sua juventude e seja feliz (Eclesiastes 11:9-10).

Conclusão: tema a Deus - capítulo 12

Salomão se dedicou muito à sabedoria e ao conhecimento. Depois de analisar todas as coisas, ele concluiu que o mais importante da vida é temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos. No fim, é Deus quem estabelece a justiça (Eclesiastes 12:13-14).