Jogar baralho é pecado?

Não, jogar baralho não é pecado, se sua consciência permitir. A Bíblia não condena jogos por diversão mas, em algumas situações, jogar baralho pode levar ao pecado.

Jogar baralho é uma forma de diversão muito popular e existem muitos jogos de cartas diferentes. Normalmente, os jogos em si não são pecaminosos mas, como tudo que existe, podem levar ao pecado. O crente deve analisar cada caso com bom-senso para decidir se é apropriado jogar baralho nessa situação (Tiago 1:5).

Se você está em dúvida sobre jogar baralho em alguma situação, faça algumas perguntas:

  • Envolve dinheiro? Jogos de cartas que envolvem dinheiro e apostas muitas vezes acabam em grandes perda de dinheiro. Não é aconselhável jogar a dinheiro – veja aqui: o que a Bíblia diz sobre jogos de azar?
  • Estou viciado? Para algumas pessoas, jogar baralho pode viciar. Se você se sente viciado ou tinha vício de jogar baralho no passado, não jogue – 1 Coríntios 6:12
  • Está levando a comportamentos errados? Um jogo de cartas pode ser inocente e divertido. Mas, quando as pessoas não tomam cuidado, pode levar a brigas, invejas e outros comportamentos pecaminosos – Efésios 4:30-31
  • Minha consciência permite? Se você realmente não se sente confortável jogando baralho, então não jogue. Fique de bem com sua consciência – Romanos 14:22-23

Atenção! Quer você jogue baralho, quer não jogue, tente entender quem tem outra opinião. Não há nenhuma regra clara na Bíblia condenando nem aprovando o jogo de cartas. Jogar baralho é uma decisão pessoal, que depende do coração da pessoa (Romanos 14:12).

Qual o significado das cartas do baralho?

O baralho mais conhecido tem 52 cartas, divididas em quatro grupos, chamados naipes. Dentro de cada grupo as cartas estão ordenadas por valor: um (ou Ás) a dez, Valete, Dama e Rei.

Existem muitas teorias mas, na verdade, ninguém conhece qual era o significado original dessas cartas. As cartas do baralho representam figuras conhecidas da corte de qualquer monarquia antiga:

  • Rei – é muitas vezes a carta de maior valor, porque o rei era o chefe supremo do país
  • Dama – representa a rainha, a segunda pessoa mais importante do reino
  • Valete – pode representar o príncipe ou o servo do rei, o terceiro mais importante do reino
  • Joker – é o bobo da corte, conhecido por suas brincadeiras; essa carta nem sempre aparece no baralho mas pode ter muitas funções diferentes

Os números não têm nenhum significado especial em si.

As imagens conhecidas das cartas do baralho desde sempre foram alvo de muitas interpretações artísticas. Dependendo do artista, as personagens das cartas poderiam representar figuras públicas conhecidas, personagens religiosas ou até sátiras e criticas à sociedade!

Apenas as cartas de Tarô têm um significado místico. Cartas de baralho normais não têm nenhum significado que deve preocupar o crente.