O que é o Arminianismo (teologia arminiana)

O Arminianismo é uma teologia baseada na interpretação que alguns protestantes fazem da Bíblia. O nome Arminianismo vem de seu principal defensor, Jacó Armínio. O Arminianismo é conhecido principalmente por suas diferenças com o Calvinismo.

Com a Reforma Protestante, surgiram várias novas interpretações da Bíblia. O Arminianismo surgiu na Holanda, onde o Calvinismo também tinha força. Por isso, o Arminianismo se desenvolveu em comparação com o Calvinismo. Atualmente, o Arminianismo está associado principalmente à Igreja Metodista.

O que o Arminianismo ensina?

O Arminianismo ensina que cada pessoa tem capacidade de escolha, ou livre-arbítrio. Essa liberdade para escolher não é total mas nos dá capacidade para escolher nosso destino e nos torna responsáveis por nossas ações. Com base nisso, o Arminianismo pode ser resumido em cinco pontos principais, que estão explicados nos Cinco Artigos da Remonstrância :

1. Salvação pela Fé

Em Sua soberania, Deus decidiu enviar Jesus para nos salvar do pecado e do castigo eterno do pecado. A única forma de recebermos essa salvação é pela fé. Não podemos fazer nada para merecer. A salvação é um presente de Deus, dado de graça a quem crê (João 3:16-18).

2. Expiação Total

A morte de Jesus na cruz foi suficiente para salvar toda a humanidade! Graças a ele, todos podem ter seus pecados perdoados (1 João 2:1-2). Deus quer que todos sejam salvos. No entanto, somente aqueles que crêem em Jesus recebem o perdão dos pecados e a salvação.

3. Depravação Total

Sozinho nada podemos fazer para nos salvarmos. Tudo que fazemos está manchado pelo pecado e não somos capazes de fazer nada perfeitamente bom. Sem Deus, estamos todos condenados. A fé é um dom que vem de Deus. Somente quando Ele nos dá fé, pela ação do Espírito Santo, é que podemos ser salvos (Efésios 2:8-9). A salvação vem toda de Deus.

Veja também: qual é a diferença entre Calvinismo e Arminianismo? Qual está certo?

4. Graça Resistível

Precisamos da graça de Deus para termos fé e sermos salvos. No entanto, Deus ainda nos dá capacidade para escolher. Se quisermos, podemos resistir ao Espírito Santo, rejeitando seu chamado e a fé que nos oferece (Hebreus 3:12-15). Sozinhos não podemos fazer nada para alcançar a salvação mas podemos rejeitar a salvação, se realmente queremos.

Leia aqui: o que é o livre-arbítrio?

5. Garantia da Salvação Questionável

O Arminianismo questiona o ensino que um cristão não pode perder a salvação. Algumas passagens da Bíblia parecem sugerir que é possível perder a salvação, dizendo que é preciso perseverar na fé até ao fim (Mateus 10:22). Por isso, alguns arminianos afirmam que é possível perder a salvação, enquanto que outros deixam a questão em aberto, não tomando nenhuma posição categórica.

Descubra aqui: um cristão pode perder a salvação?

O Arminianismo e a Bíblia

A Bíblia diz que somos responsáveis por nossas ações, porque temos livre-arbítrio. Nossas escolhas fazem a diferença. Mas, ao mesmo tempo, somos completamente dependentes de Deus. Sem a ação de Deus, ninguém consegue se salvar. O Arminianismo aceita esses dois lados.

Por outro lado, a Bíblia diz que aqueles que estão realmente salvos vão receber força de Deus para perseverar até o fim (1 Coríntios 1:8-9). O perigo do Arminianismo é focar demasiado no livre-arbítrio e achar que tudo depende de nós. Na verdade, somos completamente dependentes de Deus e Ele vai cuidar de nós.